in

Mais de 80% das contribuições do repositório do GitHub vêm de fora dos EUA

A comunidade de desenvolvimento de software open source é mundial.

GitHub lança o Arctic Code Vault para preservar software de código aberto por 1.000 anos
O GitHub é usado por mais de 40 milhões de desenvolvedores e atualmente hospeda mais de 100 milhões de repositórios. Crédito da imagem: GitHub.

O relatório anual Octoverse do GitHub está disponível. Ele descobriu que o Visual Studio Code ou VSCode (19.1K) da Microsoft, o Azure Docs (14K) e o Flutter (13K) foram os principais projetos de código aberto no total de colaboradores que realizaram contribuições no repositório do GitHub no ano passado, seguidos por projetos como o TensorFlow do Google (9,9K), o Kubernetes (6.9K) e a estrutura React Native criada pelo Facebook.

O relatório anual que analisa as tendências e os marcos do repositório de códigos adquiridos pela Microsoft no ano passado também constatou que os repositórios com tópicos como “deep learning”, “processamento de linguagem natural” e “machine learning” cresceram em popularidade nos últimos anos. Além disso, o GitHub agora é usado por mais de 40 milhões de desenvolvedores em todo o mundo.

Contribuições do repositório GitHub

A maioria das contribuições do repositório vem de fora dos Estados Unidos desde 2014, mas o último relatório Octoverse diz que mais de 80% das contribuições do repositório agora vêm de fora dos EUA.

Um total de 44 milhões de repositórios foram feitos no ano passado. Ainda mais, o GitHub ultrapassou o marco de 100 milhões de repositórios em novembro de 2018.

Mais de 80% das contribuições do repositório do GitHub vêm de fora dos EUA
As linguagens de programação mais populares. Imagem: Reprodução | Venture Beat.

O JavaScript continua sendo a linguagem mais popular usada pelos desenvolvedores no GitHub. Além disso, pela primeira vez na história do GitHub, o Python venceu o Java para ser reconhecido como a segunda linguagem de programação mais usada.

Dart, a linguagem de programação do kit de ferramentas de interface do usuário do Google chamado Flutter, é a linguagem que mais cresce, seguida por Rust, HCL, Kotlin e TypeScript.

Os países africanos lideram o crescimento percentual nos repositórios de código aberto, sendo o crescimento mais alto na Nigéria, Quênia, Tunísia e Marrocos. Em toda a África, as contribuições aumentaram em 40%, mais do que em qualquer outro continente. No entanto, as maiores contribuições gerais do repositório vieram da Ásia, Europa e América do Norte.

Mais de 80% das contribuições do repositório do GitHub vêm de fora dos EUA
Imagem: Reprodução | Venture Beat.

Além disso, o relatório descobriu que 760.000 desenvolvedores estão aprendendo a codificar no GitHub Student Developer Pack.

Por sim, o relatório Octoverse 2019 foi lançado antes do GitHub Universe, a reunião anual da comunidade da empresa, onde novas ferramentas de desenvolvedor devem ser anunciadas.

Neste artigo, você viu que mais de 80% das contribuições do repositório do GitHub vêm de fora dos EUA.

Fonte: Venture Beat

Leia também:

Como utilizar o Git no Github

Como utilizar o Git no Github (final)

GitHub adquire Semmle para ajudar os desenvolvedores a detectar explorações de código

Escrito por Leonardo Santana

Astrônomo amador e eletrotécnico. Apaixonado por TI desde o século passado.

5 maneiras de diferenciar os vídeos deepfakes da realidade

5 maneiras de diferenciar os vídeos deepfakes da realidade

A ONU está acusando a Coreia do Norte de lavar dinheiro através de uma empresa de blockchain

A ONU está acusando a Coreia do Norte de lavar dinheiro através de uma empresa de blockchain