Mais recursos começam a ser alinhados para o Fedora 36

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Depois de algumas semanas desde o lançamento do Fedora 35, mais trabalhos de recursos e planejamento para o Fedora 36 que deve chegar no começo de 2022 estão em andamento. Já aceitos para o Fedora 36 estão algumas das atualizações de pacote usuais que não são nenhuma surpresa para quem está vivendo na vanguarda. Entre essas atualizações estão Autoconf 2.71, Java OpenJDK 17 como o sistema JDK, PHP 8.1, OpenSSL 3.0, entre outros.

Algumas das mudanças planejadas para o Fedora 36 incluem o uso de DNS-over-TLS onde houver suporte, substituição de drivers de kernel FBDEV por SimpleDRM, ativação de cópia na gravação DNF/RPM para todas as variantes quando executado em Btrfs e muito mais. Esta página Wiki continua acompanhando as mudanças do Fedora 36 que foram aprovadas pelo Comitê de Engenharia e Direção do Fedora (FESCo).

Mais recursos começam a ser alinhados para o Fedora 36

Mais recursos começam a ser alinhados para o Fedora 36
Mais recursos começam a ser alinhados para o Fedora 36.

As mais novas propostas de recursos do Fedora 36 a partir de agora incluem o LXQt 1.0 para aquele desktop derivado do LXDE / Razor-qt com sua versão 1.0 brilhante. LXQt 1.0 lançado no início deste mês para este desktop Qt5 leve com várias melhorias e, portanto, o plano é atualizar para esta versão mais recente para aqueles que desejam instalá-lo.

LXQt 1.0.0 lançado com um monte de correções de bugs e novos recursos. É sempre bom manter os usuários do Fedora rodando os softwares mais recentes. A nota de lançamento detalhada do LXQt está disponível aqui. Esta mudança traz correções de bugs e melhorias para LXQt no Fedora.

Após oito anos em desenvolvimento, o desktop LXQt que foi criado pela fusão dos projetos de desktop de código aberto LXDE e Razor-qt está comemorando seu lançamento v1.0.

LXQt 1.0 visa o kit de ferramentas Qt 5.15 LTS e ainda não foi portado para o Qt 6. O LXQt 1.0 se orgulha de melhorias em seu gerenciador de arquivos e visualizador de imagens, um modo não perturbe para suas notificações de área de trabalho, dois novos temas de área de trabalho, traduções atualizadas e muito mais.

Mais novidades

Outra proposta apresentada é para que os usuários sejam administradores por padrão com a GUI do instalador do Fedora. No momento, o instalador/configuração inicial do Fedora tem novos usuários que não sejam administradores, a menos que marquem uma caixa. No entanto, para melhorar a experiência inicial e usuários não educados aparentemente às vezes não marcam essa caixa para seus sistemas de usuário único, o plano é para alterar o estado da opção GUI padrão.

Nas próximas semanas, esperamos ver muito mais propostas de alteração F36 enviadas. O Fedora 36 deve ser lançado antes do final de abril, enquanto a versão beta será lançada um mês antes.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.