in

Mais uma pra lista: 540 milhões de dados são expostos de contas do Facebook

Sempre envolto em meio a polêmicas, eis que mais uma entra para a lista.

Facebook

Desde sua criação, o Facebook foi envolto por polêmicas. Desde problemas entre seus fundadores, até a manipulação indevida de informações afim de beneficiar ideologias e agendas. A bola da vez é uma grave exposição irresponsável de milhões de dados. Mais de meio bilhão de dados foram expostos.

Já não seria a hora de ir para outra rede social?

Um pouco mais sobre o caso

De acordo com a equipe de segurança UpGuard Cyber Risk, dois grandes conjuntos de dados do Facebook, que eram manipulados por terceiros, foram encontrados na internet sem qualquer tipo de proteção.

Um desses conjuntos de dados é original da empresa de mídia cultura colectiva, situada no México. Este arquivo possui cerca 146 gigabytes e contém mais de 540 milhões de registros como comentários, curtidas, reações, Id e etc. Assim sendo, esse tipo de coleta que foi utilizada num passado recente pela empresa Cambridge Analytica para poder manipular informação para os mais diversos fins.

O segundo conjunto de dados se trata de um backup de um aplicativo integrado ao Facebook chamado “At the pool”. Embora tenha encerrado suas operações oficialmente em 2014, os dados de mais de 20 mil usuários foram expostos por um período de tempo considerável e desconhecido.

Conclusões

Embora não seja uma responsabilidade direta do Facebook neste caso, é de se preocupar ao ver o descaso que muitos desenvolvedores e empresas dão a esta questão. A coleta de informações, afim de gerar conteúdo personalizado é importante, porém até onde e como isso deveria de fato ocorrer?

No mais, fica aí um pequeno alerta; Mesmo que você delete sua conta de um aplicativo, ele ainda terá seus dados a menos que você faça uma requisição de exclusão.

Mais informações, clique aqui.

Written by Diego Silva

Um amante da tecnologia e da livre informação.

instalar-sniffjoke-framework-anti-sniffing-no-linux

Conheça o SniffJoke: Framework Anti-Sniffing! Saiba como instalar no Linux!

kde-prepara-suporte-do-kwin-ao-nvidia-eglstreams-para-wayland

KDE Plasma 5.16 promete melhorias em telas de login, logout e bloqueio