in

Manjaro 18.1 lançado com a opção de escolha da suíte Office

LibreOffice ou FreeOffice: a escolha é sua.

Manjaro 18.1 lançado com a opção de escolha da suíte Office
O Manjaro 18.1 “Juhraya” está agora disponível como o mais recente lançamento de recurso de seis meses para este sistema operacional baseado no Arch Linux. A principal novidade é suporte ao Flatpak e Snap. Além disso, o Manjaro 18.1 foi lançado com a opção de escolha da suíte Office

Escolha a suíte Office que preferir como opção no Manjaro 18.1Manjaro incluirá suporte nativo para pacotes Snap e Flatpak graças ao fpakman

O Manjaro 18.1 recebe os pacotes mais recentes do Arch e possui várias outras melhorias por si só. Uma das alterações mais voltadas para o usuário com o Manjaro 18.1 ocorre no momento da instalação, onde o usuário agora tem a opção de suíte de escritório: os usuários podem continuar selecionando o LibreOffice como o padrão, optar pelo FreeOffice gratuito, porém proprietário, ou não ter suíte de escritório instalado.
A decisão do Manjaro de oferecer o Freeoffice proprietário em sua distribuição foi o que causou polêmica recentemente. No entanto, os desenvolvedores preferem manter essa decisão. Segundo eles, o FreeOffice lida melhor com alguns formatos e recursos de documento que o LibreOffice.

Até agora, apenas o LibreOffice foi pré-instalado. A versão mais recente do Manjaro oferece então uma opção nova durante a instalação. (…) você pode optar pelo pacote gratuito do Office FreeOffice 2018 do desenvolvedor de software alemão SoftMaker, ainda optar pelo LibreOffice ou até pular para instalar qualquer pacote do Office.

O pacote FreeOffice tem como alvo usuários que valorizam a compatibilidade perfeita com o Microsoft Office. Ele usa os formatos de arquivo atuais da Microsoft DOCX, XLSX e PPTX nativamente. Devido à demanda da comunidade Manjaro, o FreeOffice foi escolhido para oferecer suporte aos formatos anteriores da Microsoft DOC, XLS e PPT, bem como ao formato de documento padronizado OpenDocument Text (ODT). Além disso, um modo escuro também foi adicionado, diz o anúncio oficial da distro.

Manjaro 18.1 lançado com a opção de escolha da suíte Office e suporte a Flatpak e Snap

O Manjaro 18.1 também oferece suporte a pacotes Flatpak e Snap prontos para uso e fornece a ferramenta gráfica de gerenciamento de pacotes Bauh para lidar com esses aplicativos em área restrita. Xfce 4.14, KDE Plasma 5.16 e GNOME 3.32 são as versões de desktop disponíveis para o Manjaro 18.1.

Mais detalhes sobre o Manjaro 18.1 para esta distribuição Linux cada vez mais popular podem ser encontrados em Manjaro.org.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

A indústria de videogame é líder em segurança

A indústria de videogame é uma líder em segurança

Vale a pena contratar suporte para software open source?

Vale a pena contratar suporte para software open source?