Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais Linux

Vídeos

Notícias

19/03/2021 às 09:00

7 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Manjaro 21.0-RC1 traz Linux 5.10 LTS, GNOME 3.38 e KDE Plasma 5.21

Manjaro 21.0-RC1 traz Linux 5.10 LTS, GNOME 3.38 e KDE Plasma 5.21

Para aqueles que procuram distribuições baseadas no Arch Linux que fornecem uma experiência de desktop rápida e fácil, o Manjaro 21.0-rc1 foi lançado como a versão de teste mais recente para esta opção popular. Assim, o novo sistema operacional Manjaro 21.0-rc1 agora está com o kernel Linux 5.10 LTS, além de possuir os famosos desktops GNOME 3.38 e KDE Plasma 5.21.

Por outro lado, a distribuição mantém o Linux 5.4 LTS disponível para aqueles que o desejam em hardware mais antigo. Manjaro 21.0 também está usando o gerenciador gráfico de pacotes Pamac 10. O Pamac 10.0 saiu no final do ano passado com melhorias de desempenho, interação de banco de dados otimizada, usuários dinâmicos do systemd e outros novos recursos.

Estamos felizes em publicar nosso candidato a lançamento do Manjaro Linux 21.0, chamado Ornara.

Nosso último lançamento, Nibia, foi em janeiro e muitas coisas mudaram entre esses lançamentos. Pela primeira vez, abandonamos a rotina de configuração inicial do Gnome de nossos ISOs. Foi bom experimentar, mas o feedback geral não foi tão bom. Uma vez que também temos ISOs OEM opcionais para nossos fabricantes, não vemos necessidade de uma investigação mais aprofundada em GIS, afirma o comunicado de lançamento.

Manjaro 21.0-RC1 traz Linux 5.10 LTS, GNOME 3.38 e KDE Plasma 5.21

Manjaro 21.0-RC1 traz Linux 5.10 LTS, GNOME 3.38 e KDE Plasma 5.21

Já em relação a área de trabalho, o Manjaro 21.0-rc1 oferece as opções do GNOME 3.38, KDE Plasma 5.21 e Xfce 4.16. Manjaro 21.0 também está trazendo melhorias para seu instalador baseado em Calamares.

GNOME

A edição Gnome tem novos recursos empolgantes: GNOME 3.38 substitui as visualizações de aplicativos anteriormente divididas por uma única visualização consistente e personalizável. Assim, permite reordenar os aplicativos e organizá-los em pastas personalizadas. Basta clicar e arrastar para mover os aplicativos. As configurações agora podem gerenciar os controles dos pais para contas de usuário padrão por meio da nova opção Controles dos pais na seção Usuários. 

O GNOME Shell agora pode controlar vários monitores com diferentes taxas de atualização, garantindo que você obtenha a melhor experiência possível em sua área de trabalho. Nos bastidores, a infraestrutura de gravação de tela no GNOME Shell foi aprimorada para aproveitar as vantagens do PipeWire e das APIs do kernel para reduzir o consumo de recursos e melhorar a capacidade de resposta.

KDE Plasma

Nossa edição KDE tem tudo a ver com a atualização da aparência e usabilidade do Plasma. Encontre, alcance e execute seus aplicativos de forma mais rápida e fácil do que nunca com o novo iniciador de aplicativos do Plasma. O novo iniciador apresenta dois painéis para simplificar a localização de seus programas e vem com teclado, mouse e entrada por toque aprimorados, aumentando a acessibilidade em toda a área. Plasma System Monitor é um novo aplicativo para monitorar recursos do sistema. 

O KDE está se esforçando para ter um suporte de primeira classe para o Wayland, e o Plasma 5.21 faz um grande progresso para atingir esse objetivo. Uma nova página para Configurações do sistema foi adicionada: as configurações do Firewall do Plasma. Este módulo de configuração permite definir e configurar um firewall para o seu sistema. O layout do widget do Media Player foi aprimorado e agora inclui a lista de aplicativos que estão reproduzindo música no cabeçalho como uma barra de guias.

Xfce

Com nossa edição XFCE, agora temos o Xfce 4.16. O gerenciador de janelas recebeu muitas atualizações e melhorias novamente na área de composição e GLX. O suporte para escala fracionária foi adicionado à caixa de diálogo de exibição, juntamente com o destaque do modo preferido de uma exibição com um asterisco e a adição de proporções ao lado das resoluções. O gerenciador de configurações melhorou os recursos de pesquisa e filtro. 

O gerenciador de arquivos Thunar recebeu muitas correções e alguns recursos notáveis, incluindo pausa para operações de copiar / mover, suporte para transferência de arquivos em fila, lembrando de configurações de visualização por diretório e suporte para transparência em temas Gtk.

Mais detalhes sobre Manjaro 21.0-rc1 através do anúncio de lançamento em Manjaro.org .

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.