Manjaro Linux 22.0 “Sikaris” é o primeiro lançamento com Linux 6.1 e Xfce 4.18

A popular distribuição baseada em Arch Linux também vem com os mais recentes ambientes de desktop KDE Plasma 5.26 e GNOME 43.2.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Após meses de trabalho pesado, a equipe do Manjaro Linux anunciou o lançamento do Manjaro Linux 22.0 “Sikaris”. Portanto, esta é a versão mais recente desta grande distribuição baseada em Arch Linux, trazendo alguns dos softwares GNU/Linux e Open Source mais empolgantes. Então, o Manjaro Linux 22.0 “Sikaris” é o primeiro lançamento com Linux 6.1 e Xfce 4.18.

Chegando seis meses após o lançamento do Manjaro Linux 21.3 “Ruah”, o Manjaro Linux 22.0 “Sikaris” é alimentado pela recém-lançada série de kernel Linux 6.1 para o melhor suporte de hardware possível no momento da escrita e apresenta o incrível ambiente de desktop Xfce 4.18 para sua edição emblemática. Isso provavelmente torna o Manjaro Linux o primeiro lançamento de distro estável a ser lançado com o Linux 6.1 e o Xfce 4.18.

As edições KDE Plasma e GNOME receberam a atualização mais recente do ambiente de desktop KDE Plasma 5.26.4 , que é acompanhada pelos pacotes de software KDE Frameworks 5.101 e KDE Gear 22.12 lançados recentemente para a melhor experiência de desktop Plasma possível, bem como o desktop GNOME 43.2 mais recente atualização de ambiente, que fica linda com seu tema escuro e um dock na parte inferior da tela.

Manjaro Linux 22.0 “Sikaris” é o primeiro lançamento com Linux 6.1 e Xfce 4.18

A edição do GNOME recebeu alguns pacotes que incluem cores de destaque, tema da tela de login, cores de pastas e temas Qt. Também atualizado nesta versão está o aplicativo Layouts Switcher interno, que agora permite criar seu próprio papel de parede dinâmico.

Manjaro Linux 22.0 “Sikaris” é o primeiro lançamento com Linux 6.1 e Xfce 4.18
Manjaro Linux 22.0 “Sikaris” é o primeiro lançamento com Linux 6.1 e Xfce 4.18.

Sem mais delongas, o Manjaro Linux 22.0 está disponível para download no site oficial ou usando os links de download direto abaixo. No entanto, esses ISOs são destinados a novas instalações porque o Manjaro Linux é uma distribuição de lançamento em que você instala uma vez e recebe atualizações para sempre. 

Os usuários atuais precisam apenas executar o comando a seguir em um emulador de terminal para atualizar suas instalações.

Terminal
sudo pacman -Syu

Suponha que Xfce, KDE Plasma ou GNOME não sejam sua preferência. Nesse caso, o Manjaro Linux também fornece edições Community com os ambientes de desktop Cinnamon, MATE e Budgie, bem como com os gerenciadores de janelas lado a lado i3 e Sway. No entanto, eles podem ou não ter sido atualizados para a versão 22.0 no momento.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.