in

Mastercard, Visa, eBay e Stripe abandonam o projeto Libra do Facebook

A entrada proposta pelo Facebook no mercado de criptomoedas está em perigo, pois vários grandes apoiadores se afastam do projeto.

Mastercard, Visa, eBay e Stripe abandonam o projeto Libra do Facebook

Como era mais que previsto após toda a pressão contrária, grandes empresas como Mastercard, Visa, eBay e Stripe abandonam o projeto Libra do Facebook. A imprensa dos Estados Unidos relata a debandada. Assim, todo o projeto de entrada proposta pelo Facebook no mercado de criptomoedas é posto em risco. Além disso, a notícia chega poucos dias depois que o PayPal desistiu do projeto e segue meses de análise de órgãos reguladores de todo o mundo. 

O Facebook anunciou o Libra em junho, explicando que pretendia lançar uma moeda digital em 2020. Ele se integraria aos serviços do Facebook e fornecerá o ativo necessário para transações de comércio eletrônico em sua plataforma.

Mastercard, Visa, eBay e Stripe abandonam o projeto Libra do Facebook

Mastercard, Visa, eBay e Stripe abandonam o projeto Libra do Facebook

Na época, o Facebook anunciou que vários apoiadores importantes estavam no projeto e formariam a Libra Association, com sede em Genebra, na Suíça. É uma espécie de consórcio para supervisionar a criptomoeda e o desenvolvimento de seu blockchain. Outros membros iniciais do consórcio incluem Uber, Lyft, Spotify, Vodafone, Mercado Pago, PayU.

Apesar da debandada, as empresas de pagamento deixaram a porta aberta para mais engajamento com o projeto Libra.

A Visa decidiu não ingressar na Libra Association neste momento, disse um porta-voz da empresa. Continuaremos a avaliar e nossa decisão final será determinada por vários fatores, incluindo a capacidade da Associação de satisfazer plenamente todas as expectativas regulatórias necessárias. O interesse contínuo da Visa em Libra decorre da nossa crença de que redes baseadas em blockchain bem regulamentadas podem se estender o valor dos pagamentos digitais seguros para um número maior de pessoas e lugares, principalmente em mercados emergentes e em desenvolvimento.

Um porta-voz do Stripe fez uma declaração semelhante:

O Stripe apoia projetos que visam tornar o comércio on-line mais acessível para pessoas em todo o mundo. A Libra tem esse potencial. Vamos acompanhar de perto seu progresso e permaneceremos abertos para trabalhar com a Libra Association. num estado mais avançado.

E o eBay disse:

Nós respeitamos muito a visão da Libra Association; no entanto, o eBay tomou a decisão de não avançar como membro fundador. Estamos focados em implementar a experiência de pagamentos gerenciados do eBay para nossos clientes.

A Mastercard não respondeu imediatamente a uma solicitação de comentário.

O Federal Reserve dos EUA disse que Libra é uma “preocupação séria” e não poderá ir mais longe até que a empresa responda às perguntas dos reguladores. Do mesmo modo, o ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, disse que a criptomoeda provavelmente representa um risco para os consumidores, acrescentando que “a soberania monetária dos países está em risco”.

Fonte: ZDNet

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

instalar-o-postman-no-ubuntu-fedora-debian-centos-e-opensuse

Como instalar o Postman no Ubuntu, Fedora, Debian, CentOS e openSUSE!

instalar-o-instagraph-no-ubuntu-fedora-debian-centos-e-opensuse-instagram-para-desktop-linux

Como instalar o Instagraph no Ubuntu, Fedora, Debian, CentOS e openSUSE! Instagram para Desktop Linux!