SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Maui Linux um KDE Neon lapidado

Maui Linux: um KDE Neon lapidado que vale a pena conhecer. Aqui mostraremos alguns motivos.

Maui Linux um projeto da BlueSystems

Maui Linux um KDE Neon lapidado que vale a pena conhecer e aqui mostraremos alguns motivos.

Lembra do Netrunner uma distro baseada no Kubuntu só que mais lapidado? Após o surgimento do KDE Neon o projeto Netrunner migrou para uma base Debian pura e surgiu o Maui Linux baseado no Neon.

Com repositórios próprios, a estabilidade das versões LTS do Ubuntu, as últimas versões do KDE e a lapidação já conhecida da BlueSystems é uma ótima opção para quem deseja utilizar uma distribuição com o ambiente KDE.

BlueSystems?

Empresa com origens na Alemanha, um dos patronos do projeto KDE dando grandes contribuições ao projeto e ao software livre.

Já patrocinou o Linux Mint sabor KDE, chegando a patrocinar o Kubuntu quando o mesmo perdeu o apoio da Canonical em 2012.

Logo após contratou Jonathan Riddell líder do projeto Kubuntu, poucos anos depois o mesmo se retira do Kubuntu.

Anunciando algum tempo depois o projeto KDE Neon que serviria de base para o Maui Linux o que mostrou o acerto da empresa.

Aliás a BlueSystems atualmente tem em seus quadros muitos desenvolvedores do KDE o que mostra seu compromisso com o projeto.

Suas  distribuições são o Netrunner base Debian, o Netrunner Rolling Release com base Manjaro e o Maui que como já citamos é baseado no KDE Neon/Ubuntu.

Um KDE Neon lapidado

O argumento da facilidade é forte no Maui. O mesmo traz algumas perfumarias como jogos leves que servem para matar aqueles 15 minutos do lanche. Para quem está com mais tempo vem com o Steam já instalado.

Enquanto o Neon visa ser minimalista aqui temos uma distribuição que possui tudo que o usuário irá precisar para seu dia a dia.

O Skype vem instalado na sua última versão em estágio beta .

O famoso gravador de tela, o Vokoscreen igualmente já está pronto para o uso mesmo sendo uma facilidade. Talvez fosse melhor deixar disponível para a instalação.

Vem com o LibreOffice em sua versão 5.1.6 e o Firefox como navegador.

Vale lembrar que a BlueSystems investe também em melhorar o Firefox para o KDE.

O Snap já está configurado, sendo possível instalar aplicativos pelo mesmo incluindo a versão mais recente do LibreOffice.

Para conhecer, basta acessar o site oficial do Maui

Comentários