Com esta ferramenta, poderemos saber facilmente o que um comando ou programa irá fazer antes de executá-lo diretamente do terminal. É isso que o Maybe faz. O utilitário executa processos sob o controle do ptrace (com a ajuda da biblioteca python-ptrace). A ferramenta começará a funcionar quando interceptar uma chamada para o sistema que está prestes a fazer alterações no sistema de arquivos. Ele gravará essa chamada e, em seguida, modificará os registros da CPU para redirecionar a chamada para um ID de syscall inválido e o valor dessa chamada não operacional para uma que indique o sucesso da chamada original.
Esta é uma ferramenta simples que nos permitirá executar um comando e ver o que faz nos nossos arquivos sem realmente fazê-lo. Depois de analisar o resultado, podemos decidir se realmente queremos executá-lo ou não.

Instalar o Maybe no Ubuntu

Para poder usar esta ferramenta, devemos garantir que instalamos o pip no nosso sistema. Se não o tivermos instalado, podemos fazê-lo de forma simples como mostrado abaixo:

sudo apt-get install python-pip

Com o pip instalado no nosso sistema, agora podemos executar o seguinte comando para instalar o Maybe:

sudo pip install maybe

Como Usar o Maybe

O uso desta ferramenta é extremamente simples. Nós simplesmente adicionamos o Maybe antes do comando que queremos executar em nosso terminal. Como exemplo, você pode ver o seguinte comando que escrevi no meu terminal:

maybe rm -rf /var/tmp/teste.txt

maybe
Ele lista o que o comando fará ao seu sistema e então você pode decidir se quer executá-lo ou não.
Caso a ferramenta não detecte nenhuma operação no sistema de arquivos, o terminal nos mostrará uma mensagem de que não detectou nenhuma operação no sistema de arquivos, portanto, não mostrará avisos.

Para ficar por dentro de todos os lançamentos do SempreUpdate, siga nosso grupo no Telegram.
Redação
Este usuário é utilizado quando um post é migrado de um usuário para outro, ou quando alguém envia um conteúdo ao SempreUPdate.

    Os 5 melhores sistemas de recuperação Linux

    Previous article

    Fish, uma linha de comando inteligente e fácil de usar

    Next article

    You may also like

    More in Dicas