Take a fresh look at your lifestyle.

As melhores distribuições Linux para 2018

Quais serão as melhores distribuição Linux para você testar ou até mudar de distribuição? Vamos dar a nossa opinião e você pode decidir qual escolher!

A melhor distribuição Linux é de fato a que você consegue desempenhar as suas atividades. No entanto, 2017 foi um ano que alguns usuários sofreram um pouco com suas distribuições Linux, e agora muita gente anda pensando em mudar de distribuição, por isso, para não perder o costume, fizemos a lista com as melhores distribuições para 2018, onde avaliamos a que possui uma comunidade sólida, resolve os problemas de forma rápida e também, presta atenção no que os seus usuários falam. Vale lembrar que a lista das melhores distribuições Linux para 2018, tem como base os comentários que recebemos em nosso grupo no Telegram, Facebook e também no Disqus em nosso site.

As distribuições que vamos listar são destinadas a PC ou Notebook, em ambos os casos você não terá problemas. A gente sabe que um novato no mundo Linux pensa diferente de um profissional de TI, mas vamos analisar o contexto de facilidade, resolução de problemas e engajamento de usuários.

Se você ainda usa Windows não precisa se preocupar em querer instalar todas em seu HD, são muitas as opções, mas se você não tem certeza de como usar uma distribuição Linux, é melhor testá-las no VirtualBox ou no VMware Workstation, com toda certeza você vai encontrar algum que se adapte às suas necessidades e preferências, inclusive algumas vem com o modo live, ou seja, você consegue experimentar sem instalar.

Observe também que essa lista não foi criada seguindo um pódio, e ainda existe a probabilidade de que sua distribuição Linux preferida não esteja nesta lista. Mas, deixe o nome da sua distribuição nos comentários, certamente será mais uma opção para os usuários testar.

Que comece a lista da melhor distribuição Linux para 2018!!!!! Algumas versões serão lançadas ainda este ano, e que querem emplacar a popularidade, que vença a mais estável \o/

Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver)

melhores-distribuicoes-linux-para-2018

Quando falamos em distribuição popular, não temos como não citar o Ubuntu. Neste ano de 2018, a próxima versão LTS será o Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) que esta prevista para ser lançada em 26 de abril deste mesmo ano. A comunidade Ubuntu é bem sólida ao redor do mundo, no Brasil há uma boa gama de usuários e as redes sociais estão repletos de grupos que estão divididos por região, estado e até cidade.

O foco do Ubuntu é ser fácil, mas a Canonical empresa por trás do Ubuntu tem feito um bom trabalho, mesmo com alguns problemas no ano de 2017 e começo de 2018, onde a versão do Ubuntu 17.10 apresentou alguns problemas e teve até o download suspenso, no entanto, a equipe de desenvolvedores resolveram o problema o quanto antes e tudo indica que já foi normalizado.

Muitos usuários, migraram imediatamente para a próxima versão do Ubuntu, o Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) que mesmo estando em desenvolvimento tem agradado os usuários do Ubuntu até o momento. Em nossos posts, poucas foram as reclamações em torno desta versão, mas mesmo com tantos elogios ao sistema por seus usuários, é importante lembrar que a versão no momento da escrita deste post ainda não é a final.

Para quem quer usar o Ubuntu agora, a versão mais recente é o Ubuntu 17.10 que tem suporte por 10 meses e que é a mesma que causou alguns transtornos, em paralelo há uma versão LTS, o Ubuntu 16.04 que tem suporte de 5 anos, sendo o seu final em abril de 2021.

Para mais informações sobre o Ubuntu, fazer download ou ter acesso a documentação do sistema, escolha um dos botões abaixo:

Ciclo de lançamentos e suporte Download do Ubuntu Suporte comunitário

Fedora 28

melhores-distribuicoes-linux-para-2018

O Fedora é uma distribuição comunitária, gratuita e mantida pela Red Hat e todo o seu software é distribuído sob uma licença livre e de código aberto com o objetivo de estar na liderança de tais tecnologias. Durante muito tempo, o Fedora manteve a reputação de estar focado na inovação e na integração de novas tecnologias enquanto trabalhava em estreita colaboração com as comunidades Linux, mas isso tem mudado nos últimos anos e muitos usuários tem migrado para o Fedora.

O Fedora 28 deve ser lançado em maio de 2018, se tudo ocorrer bem, o time de desenvolvimento costuma fazer checagem antes do lançamento, e erros graves podem atrasar o lançamento. Tudo isso é feito para que o usuário tenha uma experiência incrível com o Fedora. A última versão do Fedora é o Fedora 27 .

O ambiente de trabalho padrão no Fedora é o GNOME, o GNOME Shell sendo uma interface padrão. Você pode instalar outros ambientes de desktop, incluindo Xfce, KDE, MATE, LXDE e Cinnamon. O Fedora é uma das melhores distribuições Linux. Ah! E caso o seu ambiente não esteja nesta lista, não se preocupe, nada que um repositório extra não resolva. Há também o Fedora Spins que são variações que estão com ambientes distintos do padrão.

Se você gostou do Fedora e já quer mais informações ou fazer o download, recomendamos os botões abaixo:

Fedora Spins Download Fedora

Elementary OS 0.5

melhores-distribuicoes-linux-para-2018

É muita opção de distribuições Linux. O Elementary OS 0.5 deve ser lançado em abril de 2018. Esta é uma distribuição de desktop baseada no Ubuntu e que ficou conhecida por ter uma aparência muito bonita. Sua primeira versão foi lançada em 2011. O sistema operacional Elementary é a principal distribuição que exibe e difunde o ambiente de trabalho Pantheon, que foi escrito a partir do zero usando Vala e o GTK3. No que diz respeito à usabilidade e aparência, a área de trabalho tem algumas semelhanças com o GNOME Shell e o MacOS.

Algumas funções mais importantes do sistema operacional Elementary incluem:

O fato de que é uma distribuição mais limpa do Ubuntu e, portanto, não vem cheia de softwares desnecessários. Isso dá ao usuário a chance de instalar qualquer ferramenta que ele ou ela deseje para suas tarefas diárias. É estável pois a sua base sempre será o Ubuntu LTS, além de leve, simples e intuitivo, o que além de bonito e bem acabado, é adequado para atividades diárias.

A atual versão estável do sistema operacional Elementary é a versão 0.4.1, chamada de Loki. Foi lançado em 17 de maio de 2017. A próxima versão é a 0.5, que será chamada de Juno e que deve chegar em abril de 2018.

Para mais informações sobre o Elementary você pode consultar a página do projeto:

Página do ElementaryOS

Solus OS

melhores-distribuicoes-linux-para-2018

O Solus é sempre elogiado pelos usuários, além disso observamos críticas positivas sobre o sistema em nosso grupo no Telegram. O Solus OS possui um ambiente de desktop personalizado, o famoso Budgie (que é baseado no GNOME) e usa o eopkg para gerenciar o seus pacotes. O Solus é considerado sistema operacional mais inovador, isso porque ele não possui outras variantes e não é baseado uma distro existente. Ele foi desenvolvido de forma limpa a partir do zero e visa proporcionar uma experiência de desktop bonita e limpa.

A versão atual é o Solus 3, que veio com atualizações importantes que vão desde aplicativos padrão, como o Firefox, aplicativos multimídia, como ffmpeg, hardware e o kernel. A Solus possui seu próprio centro de software que fornece importantes pacotes e bibliotecas que permitem ao usuário final pesquisar, instalar ou atualizar qualquer pacote.

A partir da minha experiência pessoal, a Solus é uma distribuição rápida e leve e funciona bem tanto para novatos do Linux quanto para os entusiastas. Acima de tudo, é fácil de usar. A ideia dos desenvolvedores era mesmo construí-lo a partir do zero, para garantir um sistema livre de erros, cujo software e bibliotecas sejam bem otimizados para atender às demandas diárias do usuário final, é um grande trabalho que merece nosso reconhecimento.

Os desenvolvedores da Solus anunciaram recentemente que a próxima versão do Solus (Solus 4) executará o Budgie 11, que terá o Qt e GTK com o suporte ao Wayland.

Para mais informações sobre o Solus OS acesse o link abaixo:

Site do SolusOS

Antergos

melhores-distribuicoes-linux-para-2018

Antergos é outra distribuição muita bonita e é baseada no Arch Linux. Bem, se você detesta o terminal e não gosta nem mesmo de instalar nada por ele, não se preocupe, mesmo a gente falando que o Antergos é baseado no Arch Linux, ele não vai exigir muita coisa você. O Antergos vem com um instalador gráfico que vai fazer com que você instale o sistema sem nenhum problema, basta ler e seguir as instruções. Também é importante dizer que no Antergos não há versões, o sistema segue o modelo rolling release que é o mesmo do Arch Linux, isso quer dizer que você sempre terá todos as suas aplicações e sistema na última versão, e a única coisa que você tem que fazer é manter o seu sistema atualizado.

Talvez você estranhe os lançamentos das ISO’s do Antergos, não se preocupe. Assim como o Arch Linux o Antergos também lança suas ISO’s mensalmente, elas servem para quem quer instalar o Antergos pela primeira vez, quem já tem o sistema instalado basta atualizá-lo.

Outras características excepcionais da Antergos incluem:

Suporte para vários ambientes de desktop, como Gnome, Cinnamon (o Antergos era inicialmente chamado Cinnarch, Cinnamon + Arch), Xfce, Mate, KDE Plasma 5 e aí você quem escolhe qual deles usar. Ele fornece um sistema pronto para uso, a Antergos vem com o softwares comuns pré-instalados e quando você terminar a instalação você poderá navegar na web, ouvir música, assistir vídeos e muitas outras coisas.

Se você quer mais informações sobre o Antergos, visite o site do projeto:

Site do Antergos

Linux Mint

melhores-distribuicoes-linux-para-2018

O Linux Mint é uma distribuição Linux que também é muito bonita, fácil de usar e estável, orientada pela comunidade, baseada no Debian e Ubuntu. Inclusive a distribuição tem chamado a atenção de muitos usuários iniciantes nos último ano, mesmo sendo baseado no Ubuntu, alguns usuários saíram do Ubuntu e fora para o Linux Mint.

O Linux Mint 18.3 é a última versão de suporte a longo prazo ou como é conhecida, LTS. Esta versão será suportada até 2021. O Linux Mint conta com o Cinnamon e MATE que são os ambientes que os seus desenvolvedores ficam de olho, otimizando-os em cada lançamento, mas há outros ambientes disponíveis caso você prefira. Isso facilita a utilização do Mint por usuários do Windows que estão em transição para o Linux.

O ambiente de desktop Cinnamon foi criado para usar menos recursos do seu computador, como memória e processamento, claro, se comparado com outros ambientes como o GNOME, Unity e KDE. O Cinnamon pode ser executado sem problemas mesmo em computadores mais simples, sem tantos recursos.

A ferramenta que gerencia os software no Mint possui uma característica única onde você pode redefinir os repositórios para o padrão. Isso é útil quando você adicionou algum aplicativo ou repositório e este pode estar causando algum problema. A ferramenta também pode ajudar a corrigir erros relacionados à instalação.

O Linux Mint entra na cota dos sistema mais recomendados quando o assunto é iniciar no mundo Linux, para mais informações consulte a página do projeto:

Site do Linux Mint

Manjaro

melhores-distribuicoes-linux-para-2018

Manjaro é uma distribuição Linux baseada no Arch Linux, no entanto é desenvolvido de forma independente. Ao contrário do Arch, que é considerado por muitos trabalhoso, pois ao mesmo tempo que são muitos passos para instalar o Arch Linux e também este requer um nível de experiência, e muita vontade ler e aprender para configurá-lo, Manjaro faz uma ponte sobre essa lacuna, fornecendo recursos e facilidades para a sua instalação.

O Manjaro também é uma distribuição rolling release, portanto, os usuários não precisam reinstalar o sistema para ter a versão mais recente, me vez disso basta manter o sistema atualizado.

Processo de instalação é fácil, portanto, até um novato pode configurá-lo e executar sem nenhuma dificuldade. A Detecção e instalação automática de hardware e seus drivers, como por exemplo, placas gráficas existe e funciona, então você não precisa procurar na web estes drivers, você vai encontrar todos eles nos repositórios no Manjaro.

Repositórios do Manjaro são feitos para assegurar que os pacotes contidos neles, são testados e estáveis. Também há o repositório do Arch  o famoso (AUR) que é mantido pela comunidade, o AUR permite que qualquer usuário compile seus softwares, especialmente aqueles que não estão disponíveis nas repositórios oficiais do Manjaro. Mas, use o AUR com cuidado, por ser um repositório quase público, os desenvolvedores do Manjaro não se responsabilizam por possíveis erros ou falhas.

No momento da escrita deste post, a versão estável do Manjaro é 17.1.0. O lançamento foi feito em 31 de dezembro de 2017. Atualmente, ele suporta apenas sistemas x86-64. O Manjaro é o melhor para notebooks e Desktops. Sendo baseado no Arch Linux, você desfrutará de pacotes disponíveis em AUR e git.

Para mais informações sobre o Manjaro, consulte o site oficial da distribuição:

Site do Manjaro

Como escolher a melhor distribuição Linux?

Primeiro faça o download e teste no virtualbox, perceba se o ambiente esta ao seu gosto, ou se você vai ter que modificar muita coisa. Também é bom observar as listas de discussões, existem várias e em nosso idioma. Caso precise mais opinião, temos o nosso grupo no Telegram com mais de 1300 pessoas, busque por @sitesempreupdate.

Até este ponto, mostramos as principais distribuições Linux para 2018. Vamos atualizar esta lista com base na popularidade da Distribuição e nos comentários/revisões dos usuários, então esteja sempre atualizado, esteja SempreUPdate. Se você é novo no Linux, recomendamos que você teste várias distribuições e ver qual delas funciona melhor para você, tenho certeza que você vai achar alguma.

Comentários