SempreUPdate
Notícias sobre Ubuntu, Debian, Fedora, Linux, Android, Tecnologia, LibreOffice e muito mais!

Menu Brisk 0.5 lançado com ‘Favoritos’ e suporte a ações Desktop, saiba como instalar

Aprenda a instalar o Brisk no Ubuntu e derivados. Um menu moderno e eficiente para o MATE.

O Brisk é uma alternativa, de aparência fantástica, para o applet de menu padrão com o qual a área de trabalho do MATE é fornecida. É um único menu baseado em categorias com pesquisa integrada.

Sua abordagem centrada no teclado significa que você pode abri-lo a qualquer momento simplesmente pressionando a tecla Super no seu teclado (outros atalhos de teclado são configuráveis). Isso não só lança instantaneamente o menu, mas também focaliza automaticamente a caixa de pesquisa, o que significa que você pode começar a digitar com antecedência para filtrar os resultados correspondentes.

Ele também permite arrastar os lançadores de aplicativos para fora do menu e soltá-los em sua área de trabalho para criar atalhos (algo que sinto falta no shell do GNOME). Você também pode escolher mostrar, ocultar ou personalizar o texto do rótulo do menu.

Brisk é co-desenvolvido pelo Ubuntu MATE e Solus.

Brisk 0.5

Esta nova versão apresenta um novo backend de Favoritos. Este recurso permite que você adicione seus aplicativos favoritos ou mais usados a uma categoria ‘Favoritos’, para facilitar o acesso. Para adicionar (ou remover) um aplicativo de seus favoritos, clique com o botão direito do mouse em um iniciador e selecione a ação apropriada.

Mas o menu do contexto do botão direito do mouse não pára por aí.

Ele também exibe ações .desktop para aplicativos que os usam. Então, por exemplo, você pode clicar com o botão direito do mouse na entrada do menu do Firefox para iniciar rapidamente uma “Nova janela privada”; clique com o botão direito do mouse em Rhythmbox para controlar a reprodução de música; ou clique com o botão direito do mouse no aplicativo de emulador de terminal para gerar uma sessão separada e várias outras possibilidades, em diversos aplicativos.

Esta versão também apresenta muitas melhorias sob o capô para tornar o applet mais rápido, mais limpo e mais modular.

Como Instalar o Menu Brisk no Ubuntu

A instalação no Ubuntu e derivados se dá de maneira muito fácil, através do PPA. Primeiro, adicione o PPA:

sudo apt-add-repository ppa:flexiondotorg/brisk-menu

Atualize o cache:

sudo apt update

E então, instale:

sudo apt install mate-applet-brisk-menu

Depois de instalado é só adicionar o applet ao painel do MATE. Caso você queira utilizar a tecla Super para abrir o menu Brisk, execute o comando a seguir no terminal:

gsettings set com.solus-project.brisk-menu hot-key 'Super_L'

 

Fonte OMG Ubuntu
Comentários