Mesa 18.1

A equipe de desenvolvimento do Mesa anunciou no final de semana a disponibilidade da versão final do Mesa 18.1 com várias melhorias para jogos 3D para sistemas operacionais baseados em Linux. Ela chega 2 meses após o lançamento da versão 18.0.

O Mesa 18.1 vem com novos recursos em todos os drivers gráficos suportados. Porém, esta é basicamente outra atualização de estabilidade. Confira as principais novidades da atualização. 

Novos recursos do Mesa 18.1

Resultado de imagem para mesa 18.1

  • Suporte a OpenGL 3.1 com ARB_compatibility para os drivers de gráficos nv50, nvc0, r600, RadeonSI, Gallium3D Softpipe, Gallium3D LLVMpipe e Gallium3D SVGA;
  • Ativação do suporte ao cache de shader de disco para o Intel i965 OpenGL por padrão;
  • o driver de gráficos RadeonSI para as GPUs AMD Radeon recebeu suporte para as extensões OpenGL GL_EXT_semaphore, GL_EXT_semaphore_fd e GL_KHR_blend_equation_advanced

Além disso, o novo Mesa adiciona suporte para as extensões OpenGL GL_ARB_bindless_texture e GL_ARB_transform_feedback_overflow_query. Este é para o driver gráfico nvc0 para GPUs Nvidia.

Portanto, o novo Mesa traz também muitas correções de erros para melhorar a estabilidade geral e a confiabilidade. Assim, muito provavelmente, a maioria das distribuições GNU/Linux em breve começará a adotar o Mesa 18.1. Então, se você quiser instalá-lo agora, poderá sempre fazer o download do tarball de origem mais recente e compilar você mesmo. Recomendamos a atualização para a série Mesa 18.1 o mais rápido possível para a melhor experiência em jogos 3D.

Com informações da Softpedia.

 
Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Novo aplicativo do Gnome 3.30 promete sintonizar rádios on-line

Previous article

Distribuição GNU/Linux Emmabuntüs Debian Edition 2 1.02 é lançada

Next article

You may also like

More in Notícias