in

Mesa 19.0.5 liberado e a série se aproxima do fim

Há várias novidades em outras versões.

O Mesa 19.0.5 está agora disponível. Esta deve ser a última atualização desta série Mesa 19.0. Assim, o Mesa 19.0.5 tem apenas cerca de duas dezenas de correções, todos os itens menores. Existem correções aleatórias em todo o intervalo, desde o NIR e outros componentes principais até os drivers Intel ANV/i96t5/ adeon RADV. Portanto, o Mesa 19.0.5 liberado e a série se aproxima do fim.

O Mesa 19.0.6, enquanto isso, é esperado em duas semanas como o último lançamento pontual programado. No entanto, o Mesa 19.0 pode ser estendido por mais tempo se o Mesa 19.1 ficar atrasado. Atualmente Mesa 19.1.0 é esperado na próxima semana ou em até 15 dias.

A lista completa das alterações do Mesa 19.0.5 pode ser encontrada na lista de discussão.

Mesa 19.1-RC3 traz reparos de driver NIR, Vulkan e outras alterações

Se tudo correr bem, o lançamento do Mesa 19.1 estará acontecendo na próxima semana ou duas. No entanto, para aqueles que querem ajudar a testar essa pilha de driver de gráficos de código aberto, o Mesa 19.1-RC3 foi lançado como o mais novo candidato a lançamento semanal.

O Mesa 19.1-RC3 não é particularmente empolgante, porém traz um punhado de mudanças. A maioria das alterações nesta semana refere-se a correções com o código NIR, os drivers Intel ANV e Radeon RADV Vulkan, algumas mudanças centrais do Mesa/GLSL, uma alteração de código RadeonSI e alguns outros trabalhos menores.

As mudanças não são muito perceptíveis para os usuários finais. Contudo, pelo menos na frente do RADV é uma solução alternativa para o jogo Monster Hunter World ao usar o código LLVM 7/8 AMDGPU. Assim, o Mesa 19.1-RC3 traz reparos de driver NIR e Vulkan e outras alterações.

A lista de duas dúzias de alterações que compõem o lançamento do Mesa 19.1-RC3 pode ser encontrada na lista de discussão do Mesa.

A partir de agora, existem apenas dois bugs de blocker para o Mesa 19.1 para regressões Piglit e OpenGL CTS, que já foram divididas. Então, as coisas estão parecendo boas neste momento para que este lançamento trimestral da Mesa seja publicado na próxima semana ou no início de junho, dependendo dos resultados dos testes de última hora.

Driver Intel Iris Gallium3D obtém suporte a cache Shader no disco

Mesa 19.0.5 liberado e a série se aproxima do fim

Já o Driver Intel Iris Gallium3D obtém suporte a cache Shader. Ao ajudar a acelerar os tempos de carregamento de jogos ao migrar para o novo driver Intel “Iris” Gallium3D OpenGL Linux e suavizar as taxas de quadros para jogos que carregam esporadicamente os sombreadores, o Mesa 19.2-devel adicionou suporte para cache de sombreador no disco para o driver.

O driver Mesa “i965” clássico da Intel já suportava há muito tempo um cache de sombreador em disco juntamente com os outros drivers do Mesa OpenGL, enquanto a funcionalidade de cache de som do Gallium3D foi estendida para o novo driver Iris. No geral, a situação parece boa para os planos da Intel de ter este novo driver OpenGL de código aberto pronto para uso por padrão pelo EOY 2019. Então, o Mesa 19.0.5 liberado e a série se aproxima do fim mas outras versões estão sendo trabalhadas.