Mesa 21.3 lançado com Radeon RADV Ray-Tracing e melhor Zink

O Mesa 21.3 foi lançado como o mais recente lançamento de recurso trimestral para esta coleção de drivers gráficos de código aberto. Assim, o Mesa 21.3 lançado com Radeon RADV Ray-Tracing e melhor Zink.

O Mesa 21.3 como a atualização Q4’2021 traz uma série de melhorias interessantes e novos recursos como:

  • Suporte para rastreamento de raio Radeon RADV junto com rastreamento de raio baseado em shader experimental para GPUs Radeon mais antigas. Porém, observe que este código de rastreamento de raio RADV ainda não foi bem otimizado e o desempenho provavelmente será lento e ainda pode haver vários problemas de jogo. Em qualquer caso, pelo menos está finalmente amadurecendo agora na linha principal em forma experimental;
  • RADV agora ativa a seleção de NGG (NGGC) por padrão para GPUs RDNA2. Com o Mesa 21.2, esse era um recurso opcional para ajudar no desempenho em algumas áreas, mas agora está habilitado por padrão.- Suporte de compilação de shader threaded para o driver Intel “Iris” Gallium, 3D;
  • Suporte VA-API para conteúdo de vídeo AV1 para uso com a pilha de drivers gráficos AMD de código aberto até agora ao usar GPUs RDNA2;
  • OpenGL ES 3.2 é exposto para Zink. Há também muitas melhorias de desempenho e suporte de jogo expandido para esta implementação OpenGL-on-Vulkan;
  • Numerosas novas extensões Vulkan são suportadas por Radeon RADV e Intel ANV;
  • O driver Vulkan baseado no software Lavapipe também tem visto muito trabalho, desde novas extensões até suporte funcional de filtragem anisotrópica;
  • Suporte de contexto de compatibilidade OpenGL 4.5 para o driver de software LLVMpipe. O LLVMpipe também obteve suporte a FP16 e outras melhorias, incluindo grandes acelerações para cargas de trabalho 2D;
  • Panfrost Gallium3D agora está em conformidade com OpenGL ES 3.1;
  • Várias extensões OpenGL e Vulkan conectadas aos diferentes drivers, além de muitas correções por toda parte.

Mesa 21.3 lançado com Radeon RADV Ray-Tracing e melhor Zink. Vejam os principais destaques:

Mesa 21.3 lançado com Radeon RADV Ray-Tracing e melhor Zink
  • Panfrost agora está oficialmente em conformidade com GLES 3.1;
  • RADV tem suporte para rastreamento de raio (experimental);
  • Iris ganhou compilação de shader encadeado;
  • Zink viu uma enorme quantidade de trabalho e agora suporta GLES 3.2;
  • Lavapipe tem um monte de novas extensões e agora suporta Vulkan 1.2;
  • LLVMpipe ficou 2-3 vezes mais rápido para cargas de trabalho 2D e ganhou suporte para o perfil de compatibilidade no GL 4.5;
  • VA-API ganhou suporte para vídeos AV1;
  • EGL agora funciona no Windows;
  • Wayland tem uma solução alternativa para jogos que fazem suposições erradas (alfa significa transparência? quem poderia saber).
  • Novos recursos (na ordem em que pousaram):
  • VK_EXT_color_write_enable no lavapipe;
  • GL_ARB_texture_filter_anisotropic em llvmpipe;
  • Filtragem de textura anisotrópica em lavapipe;
  • VK_EXT_shader_atomic_float2 em Intel e RADV;
  • VK_EXT_vertex_input_dynamic_state em RADV;
  • VK_KHR_timeline_semaphore em lavapipe;
  • VK_EXT_external_memory_host no lavapipe;
  • GL_AMD_pinned_memory em llvmpipe;
  • Compatibilidade do GL 4.5 no llvmpipe;
  • VK_EXT_primitive_topology_list_restart em RADV e lavapipe;
  • ES 3.2 no zink;
  • VK_KHR_depth_stencil_resolve em lavapipe;
  • VK_KHR_shader_integer_dot_product em RADV;
  • Suporte OpenGL FP16 em llvmpipe;
  • VK_KHR_shader_float16_int8 em lavapipe;
  • VK_KHR_shader_subgroup_extended_types no lavapipe;
  • VK_KHR_spirv_1_4 em lavapipe;
  • Suporte a raytracing experimental em RADV;
  • VK_KHR_synchronization2 em Intel;
  • A seleção baseada em shader NGG agora está habilitada por padrão em GFX10.3 em RADV;
  • VK_KHR_maintenance4 em RADV;
  • VK_KHR_format_feature_flags2 em RADV;
  • EGL_EXT_present_opaque em wayland.

Se você encontrar algum problema, relate-o aqui: https://gitlab.freedesktop.org/mesa/mesa/-/issues/new

O anúncio de lançamento do Mesa 21.3.0 pode ser encontrado na lista de discussão.

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Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
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