Mesa 3D 25.1.2 lançada: mais estabilidade e desempenho gráfico para o seu Linux com correções cruciais

Escrito por
Emanuel Negromonte
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e...

Gráficos otimizados, compatibilidade ampliada – tudo com a Mesa 25.1.2!

Para quem exige uma experiência gráfica impecável no Linux — seja para jogos, design ou uso diário — uma excelente notícia acaba de chegar. A equipe de desenvolvimento da Mesa 3D anunciou a liberação da versão 25.1.2, uma atualização de correções (bugfix release) que traz melhorias fundamentais em estabilidade, compatibilidade e desempenho gráfico.

A Mesa 3D Graphics Library é a espinha dorsal dos gráficos de código aberto no Linux. Ela fornece as implementações de APIs como OpenGL, Vulkan e OpenCL, que fazem com que as GPUs da Intel, AMD, NVIDIA (via Nouveau e NVK), ARM e Qualcomm funcionem corretamente em ambientes Linux.

Embora esta seja uma versão voltada principalmente à correção de problemas, seu impacto é direto para o usuário final: menos falhas, gráficos mais consistentes, suporte ampliado a jogos e melhorias discretas de desempenho. Usuários da série 25.1.x devem considerar a atualização imediatamente.

Destaques da versão Mesa 3D 25.1.2: adeus bugs, olá estabilidade

Correções e melhorias nos drivers AMD (RADV e RadeonSI)

  • No driver RADV/Video, o suporte à decodificação de vídeo H265 de 10 bits foi limitado a GPUs mais recentes (Stoney e posteriores), aumentando a confiabilidade do sistema.
  • No RadeonSI/VCN, foram corrigidos problemas na decodificação de JPEG, especialmente relacionados ao uso de picture fence.
  • No RADV, houve avanços significativos no suporte a imagens esparsas para captura/reprodução (capture/replay), inclusão da variável radv_disable_hiz_his_gfx12 (útil em jogos como Mafia Definitive Edition) e da flag radv_zero_vram=true (voltada a benchmarks como GPUScore: Breaking Limit).

Benefícios: maior compatibilidade com jogos que usam Vulkan em GPUs AMD, correções em vídeos e aprimoramentos em ferramentas de testes e depuração.

Avanços nos drivers Intel (Iris, ANV e BRW)

  • No driver Iris, foram corrigidas gravações acidentais no dirty bit global e ajustadas dependências entre estados de rasterização.
  • Nos drivers ANV e BRW, houve mudanças importantes como a remoção da conversão incorreta de load_push_constants para load_uniform, além da eliminação do uso de pipeline layout em contextos indevidos e da correção de instruções inválidas.

Benefícios: melhor desempenho e confiabilidade nas GPUs Intel, especialmente em aplicações gráficas e jogos com uso intensivo de Vulkan.

Correções no suporte às GPUs ARM Mali (Panfrost e PanVK)

  • No Panfrost, foi resolvido o uso incorreto do SHADER_MODE_EARLY_ZS_ALWAYS em GPUs G31. Também foram eliminados os tiles 4×4 em GPUs da geração v4 e corrigidas falhas de asserção durante a compilação de shaders de conversão de imagem.
  • No PanVK, houve remoções de alocações desnecessárias, ajustes em limites de WLS no direct dispatch e correções de modo de vértice provocador em comandos secundários parciais.

Benefícios: maior estabilidade e desempenho gráfico em dispositivos com GPUs ARM Mali, especialmente em renderizações e aplicações 3D.

melhorias no driver NVK para GPUs NVIDIA

  • O driver NVK passou a alocar corretamente o tamanho do VAB em GPUs da geração Kepler.
  • Houve também restrição da importação de dma-bufs apenas aos tipos compatíveis com HOST_VISIBLE.

Benefícios: o driver de Vulkan de código aberto para GPUs NVIDIA segue amadurecendo com foco em robustez, especialmente em gerenciamento de memória e compatibilidade.

aprimoramentos no Zink, o OpenGL sobre Vulkan

  • Foram corrigidos erros de validação NIR em conversões de cubemap para array.
  • Também foram implementadas verificações mais robustas para buffers do tipo host-visible e melhorias no controle de transição de layout de texturas.

Benefícios: aplicações OpenGL que rodam sobre Vulkan com o Zink ganham confiabilidade e performance mais previsível.

melhorias gerais e de infraestrutura

  • No NIR, foram corrigidos bugs relacionados a use-after-free e ao constant folding de parâmetros.
  • Em OpenCLstd, houve correções nos atributos de funções como NoCapture e NoWrite, além de melhorias em FMin/FMax_common.
  • No NVK/NAK, foram resolvidas regressões em desempenho e adicionadas otimizações no tratamento de spill_values, ensure_slm e ordenação de OpNop.
  • O llvmpipe desativou conditional rendering mem em blits e recebeu correções de build no Android.
  • Também foi implementado um workaround para o jogo Foundation, melhorando sua execução.

Por que você deve atualizar para a Mesa 3D 25.1.2

Estabilidade aprimorada

Menos falhas em jogos, editores gráficos e aplicações multimídia.

Compatibilidade ampliada

Maior suporte a jogos modernos e aplicativos que exigem gráficos avançados.

Qualidade visual

Correções de renderização e eliminação de artefatos visuais.

Otimizações de desempenho

Apesar de não ser o foco da versão, algumas mudanças técnicas resultam em ganhos práticos de fluidez.

Segurança

Bugs corrigidos representam menos riscos de falhas e maior previsibilidade no uso do sistema.

Conclusão

A versão Mesa 3D 25.1.2 representa mais um passo sólido no avanço dos gráficos de código aberto para Linux. Embora seja uma atualização discreta em termos de novas funcionalidades, ela traz consigo uma base mais estável, confiável e eficiente para qualquer usuário que dependa de gráficos — seja em jogos, produção de conteúdo ou uso profissional.

Fique atento ao repositório da sua distribuição e atualize assim que a nova versão estiver disponível.

Mantenha seus drivers atualizados e continue acompanhando o SempreUpdate para todas as novidades do universo gráfico no Linux.

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