Mi Air Charge: Tecnologia de carregamento sem fio da Xiaomi

mi-air-charge-tecnologia-de-carregamento-sem-fio-da-xiaomi
mi-air-charge-tecnologia-de-carregamento-sem-fio-da-xiaomi

Nos últimos anos, a Xiaomi foi uma das poucas empresas de telefonia que estabeleceu o ritmo em termos de novas tecnologias. Inclusive, recentemente anunciou sua tecnologia de carregamento sem fio de 80W. Na última sexta-feira, a Xiaomi anunciou a tecnologia Mi Air Charge, que permite carregar vários dispositivos simultaneamente sem a necessidade de cabos ou um suporte de carregamento sem fio.

Mi Air Charge

A Xiaomi diz que sua tecnologia patenteada Mi Air Charge faz uso de um dispositivo especial de auto-desenvolvimento semelhante a uma torre. E que ela usa a tecnologia de formação de feixes para enviar ondas milimétricas diretamente para um dispositivo. Essas ondas são convertidas em energia elétrica que carrega o dispositivo. Sem dúvidas, a empresa elevando o carregamento sem fio a outro patamar!

Diz-se que a torre tem 5 antenas de detecção de fase que ajudam a localizar a posição de um smartphone (ou dispositivo compatível) em uma sala em milissegundos. Ele também tem 144 antenas de formação de feixe que transferem ondas milimétricas.

O telefone em si é equipado com duas matrizes de antenas semelhantes às do dispositivo de carregamento, mas de tamanho muito menor. A primeira é a matriz de beacon que se comunica com a torre de carregamento e a outra é a matriz de antena receptora composta por 14 antenas que recebem as ondas milimétricas que são então convertidas em energia elétrica por meio de um circuito especial e usadas para carregar o dispositivo.

Tecnologia Mi Air Charge em ação

A Xiaomi lançou um pequeno vídeo que mostra a nova tecnologia em ação. Além disso, o vídeo também nos dá uma visão melhor do dispositivo semelhante a uma caixa por trás da tecnologia. É tecnologia que vocês querem? A Xiaomi está pronta para mais desafios!

A empresa revelou que, no momento, a tecnologia Mi Air Charge suporta o carregamento de vários dispositivos simultaneamente em longo alcance com uma potência máxima de 5W (por dispositivo).

Embora seja muito mais lento do que sua tecnologia sem fio de 80 W para telefones, o objetivo principal da Xiaomi não parece ser os telefones, mas dispositivos menores e eletrodomésticos. Todavia, covenhamos, nem sempre o carregamento rápido nos traz a comodidade que precisamos. E mais, certamente essa tecnologia avançará e, logo veremos, possivelmente, um carregamento mais rápido nessa tecnologia.

Além disso, de acordo com uma postagem no Weibo de Adam Zeng Xuezhong, o novo chefe da divisão móvel da Xiaomi que assumiu o lugar de Lin Bin no ano passado, o plano é fazer com que a Mi Air Charge Technology carregue dispositivos vestíveis como smartwatches e rastreadores de fitness no futuro.

Também se espera que ele seja capaz de alimentar outros pequenos dispositivos domésticos, como alto-falantes e lâmpadas de mesa, por exemplo. Dessa forma, o objetivo final é eliminar a necessidade de fios, que se tornaram uma ameaça na maioria das residências. Sem dúvidas, a Xiaomi tem acertado em suas tecnologias.

Com informações de: Gizmochina