in

MicroSD agora com velocidade e capacidade de SSD

As novas especificações do microSD permitem velocidades de transferência e capacidade semelhantes ao SSD.

As novas especificações para o microSD que agora já pode atingir velocidade e capacidade de SSD. O MicroSD (estilizado “microSD”) é um padrão de cartões portáteis de memória flash removíveis baseados originalmente no padrão TransFlash da SanDisk.

Inicialmente utilizado apenas em telefones celulares devido às suas medidas reduzidas e sua capacidade de armazenamento, é utilizado também em dispositivos GPS, aparelhos multimídia portáteis e dispositivos de armazenamento externos USB.

MicroSD agora com velocidade e capacidade de SSD

Com o tamanho aproximado de uma unha, é atualmente o formato de cartão de memória comercialmente disponível com as menores dimensões. Tem cerca de um quarto do tamanho de um cartão SD padrão,  mas pode ser utilizado com um adaptador que permite a utilização do cartão microSD em dispositivos com o slot SD.

Evolução do microSD ao longo de 20 anos

MicroSD agora com velocidade e capacidade de SSD

Quais as capacidades disponíveis ?

Atualmente, os cartões microSD estão disponíveis nas seguintes capacidades: 128MB, 256MB, 512MB, 1GB, 2GB, 4GB, 8GB, 16GB, 32GB, 64GB, 128GB, 200GB, 256GB, 400GB, 512GB e em fevereiro de 2019, Micron e SanDisk com o padrão microSDXC  de 1 TB capacidade.

Compatibilidade dos modelos e suas velocidades

MicroSD agora com velocidade e capacidade de SSD

Performance

performance microSD

Riscos de reformatação

A reformatação de um cartão SD com um sistema de arquivos diferente, ou mesmo com o mesmo, pode tornar o cartão mais lento ou reduzir sua vida útil. Algumas placas usam nivelamento de desgaste, no qual os blocos modificados com frequência são mapeados para diferentes partes da memória em momentos diferentes, e alguns algoritmos de nível de desgaste são projetados para os padrões de acesso típicos de FAT12, FAT16 ou FAT32.

Além disso, o sistema de arquivos pré-formatado pode usar um tamanho de cluster que corresponda à região de apagamento da memória física no cartão; a reformatação pode alterar o tamanho do cluster e tornar as gravações menos eficientes.

A SD Association fornece um software SD Formatter que pode ser baixado gratuitamente para superar esses problemas no Windows e no Mac OS X.

Os cartões de memória SD/SDHC/SDXC possuem uma “Área protegida” no cartão para a função de segurança do padrão SD. Nem os formatadores padrão, nem a SD Association conseguirão apagar. A SD Association sugere que dispositivos ou software que usam a função de segurança SD possam formatá-lo.

O microSD é mais rápido que um SSD?

A SD Association anunciou no Mobile World Congress o novo padrão microSD Express que aproveitará as tecnologias PCIe, NVMe e microSD para aumentar drasticamente a velocidade de transferência. Se o cartão SanDisk Extreme de 1 TB da Western Digital puder oferecer velocidades de leitura de até 160 MB / s, os novos cartões microSD Express atingem velocidades de 985 MB/s.

O microSD Express oferece velocidades necessárias para transferir grandes quantidades de informações geradas por comunicação sem fio com intensa intensidade de dados, aplicativos com muita velocidade, executados em cartões e dispositivos móveis de computação, sistemas de jogos em constante evolução, dispositivos IoT multicanal, inúmeros usos automotivos, dispositivos móveis de alta resolução vídeos, câmeras de ação, vídeos 360o, VR e muito mais.

Nessas velocidades, os cartões microSD já conseguem mais rápidos do que todos os HDDs dos computadores mais antigos, assim como alguns dos SSDs de consumo fornecidos com alguns dos modelos mais recentes. Além disso, os novos cartões consumirão menos energia que os cartões de memória microSD tradicionais e não excederão a energia máxima consumida.

As matérias e artigos abaixo auxiliarão a conhecer um poucos mais sobre o mundo do microSD.

Conheça o chip de armazenamento para smartphones da Samsung com 2,100 MB/s de leitura e 1,200 MB/s de gravação

Conheça a próxima versão do SD Express