Microsoft adiciona codificação de vídeo AV1 com tecnologia Direct3D 12 ao Mesa

Microsoft adiciona codificação de vídeo AV1 com tecnologia Direct3D 12 ao Mesa
Microsoft analisa como acabar de vez com o navegador Internet Explorer 11

A mais recente contribuição da Microsoft para a pilha de drivers gráficos Mesa 3D está aprimorando seu driver Direct3D 12 para oferecer suporte à codificação de vídeo AV1 com a interface VA-API.Conforme abordado, a Microsoft vem aprimorando seu driver Mesa D3D12 não apenas para gráficos, mas também para aceleração de vídeo. Então, a Microsoft adiciona codificação de vídeo AV1 com tecnologia Direct3D 12 ao Mesa.

Isso é principalmente para beneficiar os usuários do Windows Subsystem for Linux (WSL2) em poder aproveitar o conteúdo de vídeo acelerado por hardware dentro dos limites do Linux e usar APIs nativas do Linux que, em última análise, são mapeadas no mundo Direct3D 12 e executadas com os drivers de hardware do Windows.

Microsoft adiciona codificação de vídeo AV1 com tecnologia Direct3D 12 ao Mesa

O mais recente trabalho de aceleração de vídeo D3D12 para pousar no Mesa 23.2 agora oferece suporte à codificação de vídeo AV1 com VA-API. Se você quiser aproveitar a codificação AV1 acelerada por GPU no WSL, agora é possível com o Mesa 23.2-devel emparelhado com o DirectX Agility SDK Preview 1.711.3. Os interessados ??podem encontrar mais detalhes no pedido de fusão.

O Mesa 23.2 estável deve ser lançado no período de agosto a setembro, dependendo de como o resto do ciclo se desenrola.

NVIDIA CUDA 12.2 lançada com suporte para Linux HMM

O NVIDIA CUDA 12.2 foi lançado hoje e, embora seja apenas uma atualização da série CUDA 12, na verdade é um lançamento bastante empolgante. O mais empolgante com o CUDA 12.2 para usuários do Linux é que essa pilha de computação finalmente oferece suporte à funcionalidade Heterogeneous Memory Management(HMM) do kernel do Linux. 

O HMM permite o compartilhamento contínuo de dados entre a memória do host e os dispositivos aceleradores. Este suporte NVIDIA CUDA 12.2 HMM depende do Linux 6.1.24+ ou Linux 6.2.11+ para ter os bits necessários. Além disso, esse suporte HMM requer o uso do driver NVIDIA GPU Open Kernel Modules em vez do driver proprietário do kernel.

Este suporte NVIDIA HMM inicial também ainda não funciona no Arm/AArch64, as operações atômicas da GPU na memória com backup de arquivo ainda não estão conectadas, as páginas HugeTLBfs ainda não são suportadas e a chamada do sistema fork () ainda não é totalmente suportada. 

Mais novidades

A NVIDIA também espera otimizar melhor seu suporte HMM em versões futuras.A versão NVIDIA CUDA 12.2 agora também permite suporte a carregamento lento por padrão ao usar o driver de kernel NVIDIA 535+, suporte a alocação de memória NUMA do host, mapeamento de prioridade por cliente em tempo de execução para CUDA Multi-Process Service e uma variedade de correções e outras melhorias .

Microsoft adiciona codificação de vídeo AV1 com tecnologia Direct3D 12 ao Mesa.

Downloads e mais detalhes sobre a versão NVIDIA CUDA 12.2 via developer.nvidia.com.