Microsoft anuncia a primeira distribuição Linux paga

A Microsoft anunciou duas novas distribuições para o Windows 10 Subsystem para Linux (WSL). Nela, está incluída a primeira distribuição Linux paga chamada WLinux. O WLinux é uma distribuição baseada no Debian disponível por US $ 19,99 na Microsoft Store. No entanto, no site brasileiro, a distribuição está custando R$ 18,95. Do mesmo modo, a empresa anunciou o Ubuntu 18.04. Portanto, ele também estará disponível na Microsoft Store. Confira neste post que a Microsoft anuncia a primeira distribuição Linux paga.

O que é a versão paga do Linux

Embora a O Windows 10 esteja com vários problemas na atualização de 10 de outubro de 2018, ainda são esperadas novidades. Assim, a Microsoft deu detalhes de como a versão mais recente do Windows 10 1809 trará mais suporte às distribuições Linux por meio da WSL.

A WSL permite que o Windows 10 execute várias distribuições GNU/Linux dentro do sistema operacional como aplicativos. Além do Ubuntu, também é oferecido acesso ao openSUSE, ao Debian, ao Kali Linux, entre outros.

O WLinux é uma distro customizada do Linux construída a partir do Debian especificamente para uso na WSL”. Enquanto outras distribuições estão disponíveis para a WSL, o WLinux é o primeiro otimizado para uso por usuários da WSL, disse comunicado da empresa.”

O WLinux, construído pela Whitewater Foundry e promovido como um “ambiente de terminal Linux rápido para desenvolvedores”. Ele pode ser baixado da Microsoft Store por US $ 9,99 nos primeiros 7 dias.

Quanto ao Ubuntu 18.04, ele agora pode ser executado em máquinas baseadas no Windows 10 ARM. Se a distro for baixada da Microsoft Store, ela verificará se o usuário tem um dispositivo baseado em ARM para obter a versão correta.

Microsoft melhora o WSL

Microsoft anuncia a primeira distribuição Linux paga

Os usuários poderão iniciar o Linux usando o Windows File Explorer. A Microsoft adicionou uma nova entrada de menu de contexto “Abra o shell do Linux aqui” no shell.

Os usuários podem fazer isso no explorador de arquivos, selecionando uma pasta e clicando em Shift + Direita para ver o novo menu de contexto. Depois, basta clicar na opção “Abrir shell do Linux aqui”. Então, iniciará a distribuição padrão do WSL diretamente.

Além disso, a Microsoft também compartilhou uma longa lista de bugs e melhorias no WS. Assim, elas serão disponibilizados com o lançamento do Windows 10 1809.

Fonte

 

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Atualização do Cinnamon 4.0 é lançada

Previous article

KDE 5.14.3 está disponível com várias melhorias

Next article

You may also like

More in Notícias