in

Microsoft anuncia o “Windows Terminal” inspirado no Linux para o Windows 10

Este é mais um passo no processo de aproximação da Microsoft com o mundo Linux.

microsoft-anuncia-o-windows-terminal-inspirado-no-linux-para-o-windows-10

A Microsoft anunciou em sua conferência Build 2019 o Windows Terminal como o mais novo recurso inspirado no Linux que chega ao Windows 10. O Windows Terminal será o novo terminal suportado por guias, muito mais funcional que o Prompt de Comando ou o Windows PowerShell quando se trata de funcionalidade de terminal e semelhante ao que está disponível nas soluções de terminal Linux/Unix. O Windows Terminal permitirá muitas personalizações, emojis e outros recursos. Portanto, para surpresa de muitos, a Microsoft anuncia o “Windows Terminal” inspirado no Linux para o Windows 10.

microsoft-anuncia-o-windows-terminal-inspirado-no-linux-para-o-windows-10

O Windows Terminal será, obviamente, voltado para usuários experientes e para fazer a ponte entre o PowerShell, o Windows Subsystem for Linux (WSL) e outros recursos orientados ao desenvolvedor no Windows.

O Windows Terminal começará a ser lançado nos sistemas Windows 10 em junho. O Windows Terminal também suportará renderização de texto acelerada por GPU.

Windows Subsystem for Linux 2 com desempenho mais rápido

Além do aplicativo Windows Terminal, a Microsoft anunciou em sua conferência Build 2019 que o Windows Subsystem para Linux 2 (WSL2) será lançado em breve. A principal limitação do Windows Subsystem para Linux no Windows 10 até o momento tem sido o desempenho lento. Com o WSL2, isso será pelo menos parcialmente superado.

A Microsoft diz que o Windows Subsystem para Linux 2 oferecerá desempenho muito mais rápido. Certamente será interessante fazer benchmark. A implementação da WSL já existente é rápida para o desempenho da CPU/sistema, portanto, se o desempenho de armazenamento estiver em ordem, isso pode ser bastante promissor para aqueles que usam o WSL.

Contêineres nativos do Docker

A outra grande mudança com o WSL2 é oferecer suporte nativo ao Docker. Isso permitirá que os contêineres do Docker sejam executados nativamente no Windows sem precisar de nenhum software extra.

O Windows Subsystem para Linux 2 será lançado ainda este ano, enquanto as versões internas devem começar a ser lançadas no próximo mês.

Mais detalhes no blog do Windows. A Microsoft diz que a implementação da WSL2 é baseada em um kernel “Linux 4.19”.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Lançado Kernel 5.4-rc8 e versão estável deve sair no final de semana

Começam trabalhos do Kernel 5.2. Veja as mudanças

Tor corrige bug usado para ataques DDoS em sites da Onion por vários anos

Nova release Tor v0.4.0.5 lançado