Microsoft Authenticator para Apple Watch é encerrado! Mas, há alternativas!

A Microsoft anunciou seus planos de descontinuar o aplicativo Authenticator para Apple Watch em dezembro

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

A Microsoft encerrou o suporte do Microsoft Authenticator para Apple Watch, conforme anunciado anteriormente. A decisão é baseada na questão da segurança.

A empresa culpou o watchOS de ser “incompatível com os recursos de segurança do Authenticator”. O suporte dessa ferramenta foi encerrado, mas você pode usar outras alternativas, opções tão boas quanto, em seu Apple Watch.

Microsoft encerra suporte do Authenticator para Apple Watch

A Microsoft anunciou seus planos de descontinuar o aplicativo Authenticator para Apple Watch em dezembro e agora o está fazendo. O aplicativo agora foi totalmente removido da App Store, conforme detectado por um leitor do MacRumors (Via: 9to5Mac).

Como a Microsoft aponta, essa mudança não tem impacto no aplicativo Authenticator no iPhone. O suporte encerrado é apenas para o Apple Watch, em função do watchOS não atender aos requisitos da Microsoft, segundo a empresa.

microsoft-authenticator-para-apple-watch-e-encerrado-mas-ha-alternativas

A Microsoft disse o seguinte quando a decisão de descontinuar o aplicativo Apple Watch foi anunciada em dezembro:

No próximo lançamento do Authenticator em janeiro de 2023 para iOS, não haverá aplicativo complementar para watchOS por ser incompatível com os recursos de segurança do Authenticator. Isso significa que você não poderá instalar ou usar o Authenticator no Apple Watch. Portanto, recomendamos que você exclua o Autenticador do seu Apple Watch. Essa alteração afeta apenas o Apple Watch, portanto, você ainda poderá usar o Autenticador em seus outros dispositivos.

Alternativas ao Authenticator

Como várias pessoas no Reddit apontaram (Via: 9to5Mac), o aplicativo Microsoft Authenticator para Apple Watch não é confiável há anos. Existem, no entanto, algumas alternativas de aplicativos de dois fatores que valem a pena considerar com aplicativos Apple Watch dedicados. Um deles é o Authenticator App da 2Stable e outra é o Twilio Authy.

Uma coisa a observar, no entanto, é que o aplicativo Microsoft Authenticator em si é o único aplicativo que oferece suporte à aprovação de logons corporativos para Microsoft 365 e Azure. Isso significa que, se você estiver usando esses serviços da Microsoft em um ambiente corporativo, não poderá abandonar totalmente sua dependência do aplicativo Microsoft Authenticator.

De qualquer forma, apresentamos duas ótimas alternativas ao Authenticator da Microsoft e, você pode ponderar se vale a pena ou não utilizá-los. Como o suporte desse aplicativo está sendo encerrado pela empresa para os Apple Watches, talvez seja a hora de utilizar um outro aplicativo.

Não sabemos se a Microsoft pode voltar atrás no futuro, mas isso parece improvável, pelo menos neste momento.

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.