Microsoft cobrou patentes ao Linux, mas nunca contou quais foram essas patentes!

Emanuel Negromonte
Emanuel Negromonte

Digna de novela da rede Globo, a relação entre a Microsoft e o Linux tem vivido anos de trégua. Mas, como quem bate esquece e quem apanha lembra, vamo recordar alguns momentos absurdos em que a Microsoft tentou de tudo para prejudicar o Linux.

Microsoft quis algumas patentes Linux

A Microsoft nunca deu trégua ao Linux, e parece que nesta situação, a dona do Windows deve ter ficado com muita raiva devido a insucesso do seu Windows Phone. Naquela época, houve uma rejeição imensa que fez a empresa certamente repensar a forma como quer ganhar dinheiro.

Com toda certeza a moda da vez foi processar e cobrar patentes. O grande problema é que a Microsoft não diz de maneira alguma que patentes são essas que estão no Linux e Android que devem ser pagas. A Microsoft em 2017 havia portado muitos programas para o Linux, e até colaborado com a Linux Foundation. Mas mesmo assim os bastidores não são tão calmos e amigáveis como se imagina, não havia reconhecimentos por parte da Microsoft em relação ao Linux, restando somente cobranças e processos.

Fundador da Canonical comentou as cobranças da Microsoft

Inclusive o Mark Shuttleworth da Canonical, comentou sobre essa cobrança a Microsoft em relação ao Linux:

Isso é extorsão e nós devemos chamá-lo pelo o que é. Ballmer deveria dizer, que há uma responsabilidade de balanço não revelada, isso é apenas extorsão e devemos recusar ser atraídos para esse jogo. A Microsoft está pedindo que as pessoas paguem por patentes, mas não vão dizer quais. Se um cara entra em uma loja e diz: “Aqui é um bairro inseguro, por que você não me paga 20 dólares e eu vou dou a certeza que você ficará bem”, que é ilegal. É extorsão. “

Disse Mark Shuttleworth em uma entrevista

Bom, depois de tudo isso, certamente a Microsoft não vai mais declarar o seu amor pelo Linux. Mas deve sim haver amor, mas pelas patentes fiscais do Linux, que no momento é o que interessa a ela. Não se engane no mundo Microsoft, nada é dado sem objetivos ocultos, esperamos um dia que a Microsoft seja clara e diga quais as patentes ela vem cobrando do Linux em especial do Android, porque até agora nada.

Bom, vamos para alguns dos surtos da Microsoft mais recentes? Então escolha um dos botões e divirta-se:

LWN CCTNews TechRights Worldipreview Zdnet FOSS Patents

Share This Article
Follow:
Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.