Microsoft corrige bug de dual boot no Windows 11 após nove meses

Imagem do autor do SempreUpdate Jardeson Márcio
Escrito por
Jardeson Márcio
Jardeson Márcio é Jornalista e Mestre em Tecnologia Agroalimentar pela Universidade Federal da Paraíba. Com 8 anos de experiência escrevendo no SempreUpdate, Jardeson é um especialista...

Depois de quase um ano enfrentando dificuldades, a Microsoft lançou uma atualização que finalmente soluciona um bug persistente no Windows 11, que impactava usuários que tentavam rodar Linux em dual boot com o sistema da empresa. Agora, as configurações personalizadas para inicialização dupla funcionam corretamente, trazendo mais flexibilidade para quem usa as duas plataformas.

Atualização resolve problema com inicialização dupla do Linux e Windows 11

Imagem com a logomarca do Windows 11

Em agosto de 2024, uma atualização introduziu o recurso Secure Boot Advanced Targeting (SBAT), com o intuito de aumentar a segurança do sistema, bloqueando gerenciadores de boot desatualizados ou inseguros. Porém, essa medida acabou afetando erroneamente as configurações de dual boot, impedindo que muitos usuários inicializassem suas partições Linux.

O problema estava na forma como o Windows identificava essas configurações personalizadas. Apesar da Microsoft afirmar que o SBAT não deveria ser aplicado em dispositivos com dual boot, alguns métodos personalizados não foram reconhecidos corretamente, causando a aplicação indevida do bloqueio. Em comunicado oficial, a empresa explicou:

“As atualizações de segurança de agosto de 2024 aplicaram o SBAT para bloquear gerenciadores de inicialização vulneráveis, mas a detecção de dual boot não reconheceu certos métodos personalizados, aplicando o SBAT onde não deveria.”
– Microsoft, agosto de 2024

A correção chegou na atualização 24H2 do Windows 11, lançada em maio de 2025. Com essa atualização, usuários podem voltar a executar Linux e Windows lado a lado, sem enfrentar os problemas anteriores de inicialização.

Além dessa novidade importante para os entusiastas do dual boot, a Microsoft anunciou recentemente o novo Surface Laptop de 13 polegadas, o mais leve e fino já lançado pela marca, pesando apenas 1,2 kg. Este notebook foi projetado para oferecer mobilidade máxima, alto desempenho e inclui avançados recursos de inteligência artificial.

Paralelamente, a Microsoft segue investindo em melhorias no Windows 11 e no Copilot+, descrevendo-os como “a próxima geração de experiências do Windows”, com foco em produtividade e inovação.

Compartilhe este artigo