in

Microsoft Defender ATP diz que atualização do Chrome é um backdoor

O produto antivírus comercial da Microsoft está rotulando a atualização mais recente do Chrome como infectada com o backdoor Funvalget.

Microsoft Defender ATP diz que atualização do Chrome é um backdoor

Treta de concorrentes, erro ou fato consumado? A questão é que o Microsoft Defender Advanced Threat Protection (ATP), a versão comercial do antivírus Defender e a melhor solução de segurança corporativa da Microsoft, está acusando a atualização do navegador Google Chrome de ser um trojan backdoor.

defender-atp-chrome-backdoor.png

As detecções, como mostram a imagem acima, são para o Google Chrome 88.0.4324.146. Esta é a versão mais recente do navegador.

Conforme a captura de tela acima, mas também com base em relatórios compartilhados no Twitter por outros administradores de sistema, o Defender ATP está atualmente detectando vários arquivos que fazem parte do pacote de atualização do Chrome v88.0.4324.146 como contendo um trojan backdoor genérico chamado “PHP / Funvalget. A“.

Microsoft Defender ATP diz que atualização do Chrome é um backdoor e causa preocupação pelo mundo

Os alertas causaram um grande rebuliço em ambientes corporativos. Isso por conta dos recentes ataques múltiplos à cadeia de suprimentos de software que atingiram empresas em todo o mundo nos últimos meses.

Os administradores de sistema esperaram uma declaração formal da Microsoft. Eles queriam saber se a detecção é um “falso possitivo” ou uma ameaça real. Provavelmente, esta é uma detecção errada, mas até um anúncio formal, os administradores são aconselhados a aguardar.

A versão gratuita do antivírus Microsoft Defender, que acompanha todas as versões recentes do Windows, não detectou a atualização recente do Chrome como maliciosa. Pelo menos de acordo com vários testes.

Entretanto, no final do dia, a Microsoft confirmou que tudo não passou de um erro do antivírus. Segundo a empresa, as detecções Funvalget de hoje para arquivos Chrome foram de falsos positivos por causa de “um erro de automação”.

ZDNet

O que você achou disso:?

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0
como-instalar-o-taskline-um-gerenciador-de-tarefas-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Como instalar o Taskline, um gerenciador de tarefas, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

Supercookies monitoram navegação e não podem ser apagados do navegador

Supercookies monitoram navegação e não podem ser apagados do navegador