Microsoft desenvolve novo projeto de código aberto
Microsoft desenvolve novo projeto de código aberto

O mais recente projeto de código aberto da Microsoft sob uma licença do MIT é o Shader Conductor. Ele permite a compilação cruzada de HLSL para outras linguagens – incluindo o uso de GLSL para OpenGL/Vulkan. Confira neste post que a Microsoft desenvolve novo projeto de código aberto.

O Shader Conductor tem como foco a conversão do HLSL para GLSL ou SPIR-V (OpenGL/Vulkan), ESSL (OpenGL ES), MSL (Apple Metal) e modelos de sombreamento HLSL mais antigos. O Shader Conductor pode lidar com todos os estágios do shader.

Qual o objetivo?

Isso está longe de ser o primeiro projeto neste sentido. Porém, é uma iniciativa oficial de código aberto da Microsoft. Assim, a esperança é que os desenvolvedores de jogos se concentrem no uso do Direct3D/HLSL para só depois focarem em outras APIs gráficas como OpenGL/Vulkan/Metal, e não o contrário.

O Shader Conductor depende do DirectX Shader Compiler da Microsoft, também de código aberto, bem como do projeto Khronos SPIRV-Cross para lidar com o SPIR-V.


Mesmo assim, o Shader Conductor ainda está nos estágios iniciais de desenvolvimento. Portanto, o código acabou de ser publicado. Então, quem se interessar pode visitar a página do projeto no GitHub.

Fonte

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Mouse Microsoft OEM agora funciona no Linux

Previous article

Google afirma que modo escuro prolonga vida útil da bateria no Android

Next article

You may also like

More in Notícias