Microsoft lança o Windows Terminal Preview 1.10

Microsoft torna o Windows Terminal padrão no Windows 11
Microsoft torna o Windows Terminal padrão no Windows 11

A última atualização para o Windows Terminal ocorreu já faz algum tempo. No entanto, agora a Microsoft lançou dois recursos importantes, ambos com grandes mudanças e chegada de novidades. Em relação à parte estável das coisas está o Windows Terminal v1.9.1942.0, pouco alterado desde que era uma versão de visualização. Entretanto, há muito mais coisas a serem destacadas na versão 1.10 (ou Windows Terminal Preview v1.10.1933.0) .

Além do número normal de correções de bugs, há um novo sistema de ícones de bandeja para o modo quake, um novo menu suspenso da Paleta de comandos, várias mudanças na interface e muito mais. Outra mudança importante significa que qualquer pessoa que execute o Windows 11 agora precisa usar pelo menos a versão 1.10 do Terminal.

Microsoft lança o Windows Terminal Preview 1.10

Microsoft lança o Windows Terminal Preview 1.10

Em uma mudança em relação às compilações anteriores, abrir janelas de Terminal usando Abrir aqui agora abrirá novas guias no mesmo diretório e a interface do usuário do seletor de cores da guia foi atualizada e refinada. Qualquer pessoa que lamentou a perda de uma IU para editar as configurações padrão dos perfis ficará satisfeito em ver que agora ela voltou.

Quando o modo quake está ativo, há um novo ícone na bandeja e o Terminal agora pode desativar o texto em negrito no renderizador. Mas isso está longe de ser tudo o que mudou neste último lançamento.

O changelog para este lançamento é bastante extenso, pois a equipe do Terminal tem trabalhado arduamente. Conheça alguns detalhes:

Características

  • RECURSO ALPHA  Tivemos que atualizar a interface no Windows que permite que o Terminal atue como o host de console padrão. Devido à mudança, 1.10+ é necessário com o Windows 22000.65 e superior.
    • Agora podemos entregar sessões WSL, e Ctrl + C agora funciona em sessões de transferência ( # 10415 )
  • Reintroduzimos a IU que permite editar as configurações padrão que se aplicam a todos os perfis, bem como os
    botões de seta que permitem reverter as configurações individuais ( # 10588 )
  • Agora você pode selecionar um idioma de exibição padrão diferente para o Terminal nas configurações de aparência ( # 10309 )
    • Campo JSON preferredLanguage
  • Na página Ações, agora você pode editar as ações existentes e adicionar novas ( # 10550 ) ( # 10220 )
  • O Terminal agora apresentará um ícone de bandeja quando a janela “Modo Quake” estiver em uso ( # 10179 )
  • A ação closeTab deve fechar as guias por índice por meio do campo de índice ( # 10447 ) (obrigado  @ianjoneill )
  • Os usuários de leitores de tela agora podem navegar no conteúdo da tela por  atributo  (cor, fonte, sublinhado …) ( # 10336 )
  • O terminal agora renderizará SGR 1 (“intensidade”) em glorioso e robusto  negrito  ( # 10498 ) ( # 9201 ) ( # 10521 ) (obrigado  @ skyline75489 )

O Windows Terminal Preview 1.10 está disponível para download na Microsoft Store, bem como no repositório GitHub. Os detalhes completos também podem ser acessados nestes links.

Via Betanews