A Microsoft está lançando o código e o roteiro para sua Calculadora do Windows como código aberto no GitHub. A Microsoft anunciou seu plano para disponibilizar a Calculadora do Windows sob uma licença do MIT para projetos de desenvolvimento “clone-and-go”. Este é mais um passo importante da gigante de tecnologia rumo ao código aberto. Lembrando que o próprio GitHub hoje pertence à Microsoft.
A Microsoft está disponibilizando para a comunidade o código-fonte da Calculadora do Windows, o sistema de criação, os testes de unidade e o roteiro. A Microsoft está sugerindo que o código pode ser de interesse para aqueles que querem ver como partes diferentes do aplicativo Calculadora funcionam. Além disso, poderão integrar a lógica ou a UI da Calculadora em seus próprios aplicativos.
Na prática
Os desenvolvedores poderão participar das discussões; sugerir novas ideias de recursos; protótipos de novos recursos; relatar ou corrigir problemas; e projetar e construir em conjunto com os engenheiros da Microsoft.
Através deste projeto, os desenvolvedores podem aprender com o ciclo de vida de desenvolvimento completo da Microsoft, bem como reutilizar o código para construir suas próprias experiências. Também é um ótimo exemplo do design de aplicativos Fluent. Para tornar isso ainda mais fácil, contribuiremos com controles personalizados e extensões de API que usamos na Calculadora e em outros aplicativos para projetos como o Windows Community Toolkit e a Biblioteca de interface do usuário do Windows, diz o anúncio.
Os interessados podem usar a fonte Calculadora para aprender sobre a Universal Windows Plataform (UWP), o XAML e o Azure Pipelines e o Fluent Design, disseram autoridades. Portanto, é uma excelente oportunidade.
O projeto da Calculadora do Windows está aqui.
A documentação da Calculadora do Windows está aqui.
No entanto, há um porém. Para utilizar o aplicativo é necessário ter um computador com Windows 10 e Visual Studio.