in

Microsoft mostra novos recursos da linguagem de programação TypeScript 4.1 beta

A Microsoft lançou o 4.1 beta do TypeScript, sua linguagem de programação para grandes aplicativos da web.

A equipe da linguagem de programação de código aberto da Microsoft lançou a primeira versão beta do TypeScript 4.1. Ela traz novos recursos, novos sinalizadores de verificação e melhorias na produtividade do editor.

TypeScript, um superconjunto de JavaScript, apresenta tipos para descrever a forma de um objeto. Ele oferece aos desenvolvedores de JavaScript um ‘sistema de tipos apagáveis’  que remove todos os tipos em tempo de compilação e os retorna ao JavaScript para o tempo de execução. Tornou-se uma linguagem popular para a construção de aplicativos para o navegador.

O TypeScript 4.1 apresenta o tipo de string literal de modelo, que usa a mesma sintaxe das strings literais de modelo do JavaScript.

Os string literal types no TypeScript nos permitem modelar funções e APIs que esperam um conjunto de strings específicas, explica Daniel Rosenwasser, gerente de programa da equipe do TypeScript. Isso é muito bom porque as string literal types podem basicamente verificar a ortografia de nossos valores de string.

Microsoft mostra novos recursos da linguagem de programação TypeScript 4.1 beta

Microsoft mostra novos recursos da linguagem de programação TypeScript 4.1 beta

O modelo também atua como um bloco de construção para outros tipos de string. O beta também traz o remapeamento de chaves em tipos mapeados, permitindo aos usuários remapear as chaves em tipos mapeados com uma nova cláusula ‘as’ para que eles possam usar tipos literais de modelo para criar nomes de propriedade baseados nos antigos.

O TypeScript 4.1 também permite tipos condicionais recursivos. Agora, os tipos condicionais podem fazer referência a si mesmos em suas ramificações, tornando mais fácil escrever aliases de tipo recursivo.

Rosenwasser observa que os tipos recursivos são poderosos, mas devem ser usados com moderação porque podem ser computacionalmente intensivos e podem levar a erros em tempo de compilação.

Mais recursos

O TypeScript 4.1 também oferece suporte às novas funções de fábrica da biblioteca JavaScript React 17 do Facebook, jsx e jsxs. Isso ocorre por meio de duas novas opções para as opções do compilador jsx, react-jsx e react-jsxdev.

Finalmente, a tag [email protected] agora tem melhor suporte em editores de código como VS Code para TypeScript e JavaScript.

Os usuários podem acessar o beta no NuGet ou usar o npm para instalá-lo.