Notícias

10/11/2021 às 09:00

6 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Microsoft tenta novamente desafiar os Chromebooks em sala de aula com o Windows 11 SE

O o sistema vai rodar em um notebook Surface totalmente novo.

As melhores ofertas de software da Black Friday 2021: obtenha o Windows 10 Pro por 11€ e atualize para o Windows 11 Pro gratuitamente!

A Microsoft tenta mais uma vez desafiar a liderança dos chromebooks em salas de aula com um lançamento do novo Windows 11 SE. Para fazer frente ao dispositivo líder do Google neste setor, o sistema vai rodar em um notebook Surface totalmente novo. Portanto a ideia é criar um sistema para competir diretamente com o ChromeOS.

Por anos, a Microsoft tem tentado ao máximo replicar o sucesso do Chrome OS em dispositivos de baixo custo. O Windows RT, foi a primeira tentativa fracassada da empresa com dispositivos ARM, lançado há quase uma década. Enquanto isso, o Windows 10 S Mode tentou lidar com questões de segurança, limitando as instalações de aplicativos. Por outro lado, o Windows 10X procurou simplificar todo o sistema operacional. Sem nunca desistir de um desafio, a Microsoft está de volta com outro concorrente do Chromebook: o Windows 11 SE.

Anunciado junto com um novo hardware Surface, o Windows 11 SE é, desde o início, projetado exclusivamente para a educação . Não deve haver nenhuma preocupação aqui sobre se os consumidores que comprarem esta plataforma ficarão confusos, evitando as dificuldades que os modos RT e S enfrentaram no pós-lançamento. O Windows 11 SE foi desenvolvido desde o início para estudantes K-8, perfeito para rodar em hardware de baixo custo. Se parece familiar, é porque a Microsoft está atacando o Google com essa jogada.

Microsoft tenta novamente desafiar os Chromebooks em sala de aula com o Windows 11 SE

Microsoft tenta novamente desafiar os Chromebooks em sala de aula com o Windows 11 SE

Como um produto voltado para a educação, o Windows 11 SE tem um funcionamento limitado. Os aplicativos são iniciados em modo de tela inteira por padrão, projetados para limitar as distrações na sala de aula. O armazenamento em nuvem é integrado, então você não está dependendo do conteúdo local para atribuições e projetos. Não é novidade que as instalações de aplicativos também são restritas – o único software nesses computadores é aprovado pelo administrador. Software de terceiros faz o trabalho com o sistema operacional – Zoom e Chrome são especificamente chamados por padrão – mas a Microsoft quer que os usuários a viver dentro de seu ecossistema. Para isso, os aplicativos Microsoft 365 e Office estão disponíveis prontos para uso.

Para garantir que os educadores tenham o hardware para escolher, um novo laptop Surface está sendo lançado junto com o Windows 11 SE. O Surface Laptop SE se parece muito com outros Chromebooks de baixo custo que você encontra nas escolas hoje em dia, com sua tela de resolução relativamente baixa 720p 11,6 “e chassi curvo e volumoso. A Microsoft promete até 16 horas de duração da bateria, o que deve ser perfeito para uso durante o dia escolar. É equipado com um Intel Celeron N4020 ou N4120, junto com até 8 GB de RAM, tudo a partir de apenas US $ 250.

Ninguém lendo isso pode correr para uma loja de varejo para pegar um – ele foi projetado para estudantes e só estará disponível por meio de canais corporativos. Ainda assim, é um concorrente interessante do Chrome OS, basicamente atacando o Google, onde tem visto o maior sucesso com seus laptops. Com tantas escolas já mudando para os Chromebooks, será interessante ver se a Microsoft simplesmente é tarde demais para encontrar um ponto de apoio neste mercado. Mas em comparação com o Windows RT e S Mode, esta versão já parece muito mais promissora.

Via Android Police

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×