O Copilot está prestes a renovar sua experiência no Windows 11, trazendo anúncios no menu Iniciar. Você já se perguntou como isso pode impactar seu uso diário?
O que são os anúncios do Copilot no Windows 11?

A Microsoft está testando uma nova maneira de promover o Copilot diretamente no menu Iniciar do Windows 11. Basicamente, são pequenos anúncios ou “recomendações” que aparecem na seção Recomendado. O objetivo é incentivar os usuários a explorarem os recursos do assistente de IA.
Essas sugestões podem, por exemplo, convidá-lo a experimentar o Copilot Pro ou usar outras ferramentas da Microsoft. A empresa descreve essa função como um “provedor de recomendações”, que busca tornar o menu Iniciar mais útil e personalizado.
Por enquanto, essa novidade está disponível apenas para usuários do programa de testes do Windows, especificamente na versão Beta Channel (Build 22635.3785). A ideia é que, ao usar uma conta da Microsoft, você receba dicas mais relevantes para o seu dia a dia.
Como desativar os anúncios no menu Iniciar?
Se você não gostar dos anúncios do Copilot, é bem simples desativá-los. A Microsoft permite que você controle o que aparece no menu Iniciar. Não é preciso instalar nada para remover essas sugestões.
Para fazer isso, siga um caminho rápido nas configurações do sistema. Isso garante que seu menu fique do jeito que você prefere, sem distrações.
Como desativar as recomendações
Primeiro, abra o menu Configurações do Windows 11. Em seguida, vá para a seção Personalização e clique na opção Iniciar. Lá dentro, você verá um interruptor com o texto “Mostrar recomendações para dicas, atalhos, novos aplicativos e muito mais”.
Basta desligar essa opção. Ao fazer isso, todos os anúncios e outras dicas, incluindo as do Copilot, não aparecerão mais na área “Recomendado”. Seu menu Iniciar ficará mais limpo, mostrando apenas seus arquivos e apps recentes.