Notícias

24/11/2021 às 11:00

7 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Microsoft trabalha em aceleração de vídeo Direct3D 12 para Mesa

Veja outras novidades que chegarão ao kernel Linux.

As melhores ofertas de software da Black Friday 2021: obtenha o Windows 10 Pro por 11€ e atualize para o Windows 11 Pro gratuitamente!

O trabalho mais recente da Microsoft na área de drivers gráficos de código aberto com a pilha Mesa é adicionar suporte para aceleração de vídeo Direct3D 12. Como parte do trabalho contínuo da Microsoft em torno do suporte a aplicativos GUI com subsistema Windows para Linux (WSL2) e mapeamento de Vulkan/OpenGL/OpenCL sobre Direct3D no Windows, os engenheiros da Microsoft estão agora trabalhando para adicionar suporte de aceleração de vídeo Direct3D 12 ao Mesa. Assim, a Microsoft trabalha em aceleração de vídeo Direct3D 12 para Mesa.

Eles não estão apenas trabalhando para adicionar aceleração de vídeo D3D12 a seu driver Gallium3D Direct3D 12, mas também esperam implementá-lo para que outros front-ends de vídeo Mesa possam trabalhar fora deste caminho de código de aceleração de vídeo D3D12. Em teoria, isso permitiria que as implementações VA-API e VDPAU do Mesa pudessem executar a aceleração de hardware de vídeo D3D12 em tais ambientes.

Microsoft trabalha em aceleração de vídeo Direct3D 12 para Mesa

O driver de vídeo de código aberto D3D12 da Microsoft está atualmente sendo trabalhado por meio deste branch do Gitlab.

Este trabalho de vídeo do Mesa Direct3D 12 foi mencionado pela Microsoft na lista de discussão devido a algumas questões em aberto sobre a integração do Wayland. Este código ainda está em evolução e mais trabalho pela frente antes que pudesse estar pronto para os usuários finais, mas interessante, no entanto, é mais um empurrão da Microsoft para o Mesa.

Lançado IWD 1.20 da Intel

IWD como o iNet Wireless Daemon desenvolvido pela Intel que pode servir como um substituto para nomes como WPA_Supplicant enquanto se integra perfeitamente com NetworkManager / systemd-networkd / ConnMan está lançado em uma nova versão.

Intel IWD 1.20 agora está disponível com manuseio fixo para requisitos de HotSpot 2.0, suporte para a configuração “evict_nocarrier” quando em roaming de rede e suporte para a API NetworkConfigurationAgent experimental. A API NetworkConfigurationAgent do IWD é uma nova interface para os clientes serem notificados sobre novas mudanças na configuração da rede. O agente de configuração de rede, por sua vez, é responsável por confirmar as alterações na tabela de roteamento e quaisquer notificações do resolvedor, etc., em vez de fazer isso diretamente pelo IWD.

IWD 1.20 também adiciona um módulo sysfs, atualizações de documentação e outras correções incluídas nesta nova versão.

Downloads e mais detalhes sobre IWD 1.20 através do site do projeto em kernel.org.

Linux 5.17 vai permitir a configuração de curvas de ventilador personalizadas para notebooks ASUS ROG

O kernel Linux continua a ver melhorias em torno do suporte para laptops ASUS no Linux, mas as contribuições não vêm diretamente da empresa, mas sim da comunidade e, às vezes, após a engenharia reversa.

O driver ASUS-WMI teve um grande trabalho recentemente no kernel do Linux para melhorar o suporte do dispositivo, particularmente com laptops ASUS de última geração. Houve alternância de dGPU, overdrive de painel, suporte a perfil de plataforma e muito mais. Muito desse trabalho veio graças ao desenvolvedor do kernel Linux Luke Jones.

Nos últimos meses, Luke tem trabalhado no suporte personalizado de curva de ventilador de CPU/GPU no Linux, semelhante ao que é permitido no Windows. Esse é o último trabalho a caminho do ciclo do Linux 5.17.

Enfileirado na semana passada no branch “for-next” dos drivers da plataforma x86 está o suporte de curva de leque personalizado.

Para laptops ASUS ROG mais novos, as curvas da CPU e GPU podem ser definidas através dos métodos ACPI. Para o espaço do usuário, isso pode ser manipulado por meio do hwmon sysfs. Conseguir esse suporte no lugar requer quase 600 linhas de código para o driver ASUS-WMI.

Procure esta funcionalidade no Linux 5.17 que virá após o ano novo.

Via Phoronix

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×