Miriway do Ubuntu amadurecendo como um compositor Wayland baseado em Mir para outros desktops

Claylson Martins
Por Claylson Martins

Além de a Canonical continuar investindo no desenvolvimento do Mir como uma plataforma agora construída sobre Wayland , no ano passado os desenvolvedores da Canonical trabalharam silenciosamente no Miriway como um compositor Wayland baseado em Mir e ele está se tornando iterativamente mais útil.

O desenvolvedor líder da Mir, Alan Griffiths, apresentou no Ubuntu Summit na semana passada na Letônia sobre o Miriway e como ele pode ser usado com vários componentes do ambiente de desktop. Miriway se destina a ser usado para criar ambientes de desktop baseados em Wayland com Mir e seu shell pode lidar com políticas de gerenciamento de janelas, suporte a aplicativos Wayland e X11 e outros recursos básicos de desktop. Alan anunciou inicialmente o Miriway no início deste ano, quando o Snap foi disponibilizado e, desde aquele anúncio de maio, continuou construindo mais recursos e funcionalidades.

Miriway continua a ser desenvolvido com uma abordagem independente de desktop e complementar ao Ubuntu Frame como seu compositor Wayland para casos de uso de IoT. O Miriway é ainda mais experimental por natureza e não está claro se a Canonical está planejando qualquer produção em torno dele, mas sim como um campo de testes da Mir e ajudando a fazer com que mais componentes de desktop funcionem no Wayland.

Miriway do Ubuntu amadurecendo como um compositor Wayland baseado em Mir para outros desktops

Alan postou no Ubuntu Discurso sobre o Mir adicionando uma nova plataforma de “exibição virtual” para suportar o Mir sem uma saída de exibição física. Outro recurso atrasado para o Mir. De qualquer forma, a Miriway agora também suporta esta nova plataforma.

Existem exemplos de configurações do Miriway para executá-lo com desktops LXQt, MATE e Xfce. Aqueles que desejam experimentar o Miriway ou saber mais podem visitar o Miriway no GitHub .

Compartilhe este artigo
Siga:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.