Miriway habilita desktops Xfce/MATE/LXQt e outros para Wayland

Saiba como usar este recurso. Miriway é um compositor Wayland baseado em Mir e ele está se tornando mais útil.

Claylson Martins
3 minutos de leitura

Conheça o Miriway que habilita desktops Xfce/MATE/LXQt e outros para Wayland. Miriway é um esforço para trazer o Wayland para desktops que atualmente não possuem suporte nativo ao Wayland e é possível através do Mir desenvolvido pela Canonical. O Miriway tem sido um projeto paralelo de Alan Griffiths como desenvolvedor líder do Mir e hoje ele publicou uma postagem no blog com mais detalhes para usuários interessados ??em utilizá-lo.

Miriway tem sido um esforço contínuo de Griffiths como um compositor Wayland baseado em Mir para outros desktops com exemplos de configurações para LXQt, MATE, Sway e Xfce. O Miriway é distribuído como Snaps, além do código-fonte estar disponível, portanto, para aqueles que desejam um processo de implantação fácil, isso basicamente significa executar o Ubuntu Linux ou um ambiente compatível com Snap.

Miriway habilita desktops Xfce/MATE/LXQt e outros para Wayland. Griffiths descreve Miriway como:

“O próprio Miriway é um pequeno compositor Wayland (800 linhas de código) construído usando Mir. Mir é muito maior (100.000 linhas de código), mas como é suportado pela Canonical como parte de ofertas comerciais como o Ubuntu Frame, há recursos comprometidos para manter.

O Miriway está sendo usado pela equipe da Mir para mostrar, testar e “dogfood” Mir. Isso significa que estamos percebendo e corrigindo bugs no Mir que afetam seu uso no Miriway. É possível usar o Miriway “como está”,

contribuir a ele (é GPL3, sem CLA), ou bifurcá-lo. (Eu aceitaria contribuições que o tornassem melhor.) Por exemplo, as APIs Mir usadas pela Miriway têm como objetivo facilitar a personalização do gerenciamento de janelas (há uma “prova de conceito” gerenciador de janelas lado a lado no código de “exemplos” da Mir que poderia ser facilmente melhorado e integrado como uma opção no Miriway).”

Miriway habilita desktops Xfce/MATE/LXQt e outros para Wayland

Esta postagem do Ubuntu Discourse descreve as etapas de como testar o Miriway. Atualmente, trabalhar com o Miriway em desktops inclui atalhos de teclado configuráveis, gerenciamento de janelas flutuantes, espaços de trabalho, extensões Wayland suportadas pelo Mir, teclados na tela, área de trabalho remota como WayVNC e suporte a gráficos híbridos. Mas ainda não há animações ou transições com janelas e nem integração com portais.

TAGGED:
SOURCES:Phoronix
Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.