in

Mobian OS e Arch Linux já rodam no PineTab

As imagens estão disponíveis para download e instalação.

Mobian OS e Arch Linux já rodam no PineTab

O Mobian é um projeto que leva o sistema operacional Debian para os smartphones fabricados pela empresa Pine64, o famoso PinePhone. Contudo, como já era esperado, o Mobian OS finalmente está disponível para outro produto da mesma empresa, o PineTab. O anúncio oficial ocorreu no Twitter.

A mensagem da equipe do Mobian garante que já existe suporte e imagens para o tablet PineTab também baseado em Linux.

A equipe também disse que o Mobian OS suportará ainda mais dispositivos nos próximos meses. A partir de agora, as imagens do Mobian Linux estão disponíveis apenas para smartphones e tablets PINE64, ou seja, PinePhone e PineTab.

Mobian OS para PinePhone agora disponível para PineTab Linux

Se você tem um tablet PineTab, pode baixar a imagem Mobian pré-construída mais recente para o PineTab e instalá-la seguindo o guia oficial.

No entanto, se você é um desenvolvedor e deseja construir uma imagem Debian personalizada para o seu dispositivo, você deve verificar o repositório mobian-recipes. Ele contém receitas debos para gerar imagens baseadas em Debian para os dispositivos suportados.

A equipe de desenvolvimento ainda não revelou o que está funcionando com o Mobian no PineTab. No entanto, você pode experimentar por conta própria. Pode ainda esperar recursos que funcionem com o Mobian no PinePhone.

O sistema operacional Mobian consiste em uma coleção de pacotes Debian do arquivo oficial Debian Bullseye. Além disso, um pequeno conjunto de pacotes do arquivo Mobian. Ele também possui interface de usuário Phosh (shell do telefone) desenvolvida pela Purism para o Librem 5.

O Mobian também testou uma lista de aplicativos que você pode instalar usando o sistema de gerenciamento de pacotes apt. A maioria dos aplicativos está disponível como pacotes Debian.

Para uma lista completa de aplicativos suportados no Mobian, verifique aqui, ou se você quiser mais informações sobre o Mobian, você pode visitar sua página wiki.

Arch Linux ARM também está pronto para o PineTab

Mobian OS e Arch Linux já rodam no PineTab

Outra distribuição importante que fará parte dos smartphones da PINE 64 é o Arch Linux ARM. Ele pode ser experimentado agora mesmo. Assim, basta acessar a página oficial do projeto no GitHub. Lá estão disponíveis duas versões. Uma mais simples, contando apenas com algumas ferramentas básicas e conexão USB. A outra é a versão normal, com todos os recursos do sistema.

Assim como o Mobian Linux, o Arch Linux ARM usa a IU móvel Phosh (Phone Shell) da Purism. Como sabemos, essa interface é construída em cima do GNOME.

Nem tudo funciona

O tablet PineTab Linux tem problemas com o funcionamento de alguns recursos. Entre eles, o som, que simplesmente não funciona. Além disso, o SSH está desabilitado nesta compilação por motivos de segurança.

Se precisar de SSH, você pode habilitá-lo manualmente executando o comando em um terminal:

sudo systemctl enable sshd

Por outro lado, o código-fonte também está disponível para download.

Além do PineTab, a distribuição do Arch Linux ARM é executada em vários dispositivos com tecnologia ARM. Incluindo o Raspberry Pi, o Asus Chromebook Flip, o BeagleBoard e o ROCK64 SBC do PINE64. Do mesmo modo, uma lista completa com todos os dispositivos suportados está disponível no site oficial.