Take a fresh look at your lifestyle.

Mobility Show Nordeste Evento de Tecnologia Assistiva e acessibilidade

Mobility & Show evento sobre tecnologia assistiva que trás diversas soluções tecnológicas inclusivas utilizando diversos sistemas embarcados.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Mobility & Show

O Mobility Show é um evento voltado a pessoas com deficiência (normalmente motora), onde é exposto algumas tecnologias que estão sendo direcionadas para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas, assim como, a divulgação de veículos adaptados com descontos e tarifas voltadas para o publico alvo.

Este evento ocorreu nos dias 24,25,26 de novembro de 2017.

Tecnologia Assistiva

No evento foram apresentadas algumas tecnologias que dão uma nova dimensão da qualidade de vida para os deficientes físicos. Abaixo destacamos algumas destas tecnologias:

A casa Adaptada

Mobility Show
Figura 1 – Casa Adaptada a multi-deficiências.

A casa adaptada foi construída e apresentada ao Mobility Show com a plena intenção de auxiliar pessoas com deficiências diversas, desde deficiência motora até deficiências como nanimos (por exemplo). A casa está cerca de sensores de movimentos que estão conectados a um Arduíno que faz o controle de todos os sensores, onde para cada sensor existe uma função especifica. A casa, também possui um sistema de inteligencia artificial, conectado as suas câmeras, que utilizando-se de um raspberry pi 3, elas identificam faces, pessoas e situações (futuramente), para tomada de decisões, um exemplo bem claro dessa ação é o fato de ser acionado um alarme caso a câmera identifique que o usuário da casa caiu e não se levantou ou não fez nenhum movimento (respeitando o tempo de 30 segundos).

Hope – A cadeira de Rodas com acionamento via voz no Mobility Show

Nossa próxima tecnologia apresentada se trata de um experimento muito aguardado por todos os seus desenvolvedores, que se trata da cadeira Hope, que assim ficou batizada por seu ideal que é viabilizar uma melhor condição de vida a pessoas com deficiência motora, visual, ou outra que necessite dessa tecnologia.

Mobility Show
Figura 2 – Protótipo da cadeira de rodas, que foi batizada como Hope!

Esse protótipo da cadeira de rodas foi desenvolvido pelos alunos do IFPECampus Palmares, como um projeto de extensão, no entanto, tomou grandes proporções, pois, o que a princípio era apenas um projeto de extensão, tornou algo mais intensão para alunos e para o orientador.
O protótipo foi construído com um Arduíno Uno, um modulo bluetooth, um celular rodando um aplicativo de identificação de padrões (faces, pessoas, objetos e situações), uma bateria de 12V para ligar tudo e uma shield conectada ao Arduíno. Foi utilizada métodos de visão computacional, onde faria a reconhecimento de faces, objetos, pessoas ou situações (está parte ainda está sendo implementada, segundo o professor orientador). Foi utilizada a linguagem python junto com uma biblioteca de reconhecimento de padrões a OpenCV.

Óculos 3D Ultrassônico para Deficientes visuais

Esse óculos tem como sua base experimental um dos alunos do Instituto Federal de Pernambuco, que é deficiente visual, o que trás ao experimento uma experiência muito mais intensa. O Óculos 3D, foi construído com Arduíno nano, e alguns sensores espalhados.

“É possível calcular a distancia do sensor para o objeto através do tempo que essa onda sonora bate nele e volta, assim como faz um morcego. Com isso, essa informação é passada para um microcontrolador inserido no óculos, passar por um processamento e envia um sinal ao celular via cabo ou bluetooth, logo o celular reproduz um som para o deficiente que estará de posse de um fone de ouvido e a medida que o obstaculo se aproxima o som aumenta”
-Michael Barney, 18 anos aluno do IFPE

Mobility Show
Figura 2 – Óculos 3D para deficientes visuais

“A tecnologia deve ser usada não somente para o entretenimento, mas também, para viabilizar a vida daqueles que diariamente enfrentam tantos obstáculos.” – Anderson Bispo, 29 anos, Bacharelado em Sistemas da Informação pela UFRPE
Espero que vocês tenham gostado da matéria, caso tenham interesse em conhecer o Mobility Show clique aqui!
Deixem nos comentários o que vocês acharam e quais tecnologias assistivas vocês entendem que são mais necessárias criar nesse momento?

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Comments