Mold 1.10 lançado com alguns novos recursos para vinculador de alta velocidade

Claylson Martins
3 minutos de leitura

O Mold 1.10 foi lançado hoje pelo desenvolvedor líder Rui Ueyama como a mais nova versão deste linker de alta velocidade que tem superado o GNU Gold e o LLVM LLD. Assim, o Mold 1.10 lançado com alguns novos recursos para vinculador de alta velocidade.

O Mold 1.10 agora otimiza acessos de variáveis locais de thread em bibliotecas compartilhadas quando a biblioteca está vinculada com a opção “-z nodlopen”. Essa otimização para acessos de variáveis locais de thread em bibliotecas compartilhadas é implementada para arquiteturas x86_64 e s390x.

Mold 1.10 lançado com alguns novos recursos

No lado AArch64, Mold agora é capaz de otimizar a carga GOT reescrevendo um par de instruções ADDR+LDR com um ADDR+ADD.

O Mold 1.10 também adiciona suporte para a opção “–print-dependencies” para imprimir informações de dependência entre arquivos de entrada.

O Mold 1.10 também possui uma correção de regressão de desempenho para um problema na v1.9 que afetou alguns usuários, entre outras correções. Mais detalhes no Mold 1.10 via GitHub.

Carregador de nível zero atualizado da Intel oneAPI traz suporte para a especificação L0 v1.5

Acaba de chegar o oneAPI Level Zero Loader v1.9.4 como o mais novo lançamento de software de código aberto da empresa.

O oneAPI Level Zero Loader é a biblioteca central para carregar implementações de nível zero em sistemas Linux e Windows. Este projeto contém o carregador comum para oneAPI Level Zero, os cabeçalhos Level Zero C/C++ e também a camada de validação dentro desta árvore de origem licenciada pelo MIT.

Com a versão oneAPI Level Zero Loader v1.9.4, esta biblioteca comum adiciona suporte para a especificação Level Zero v1.5 e corrige alguns problemas de compilação no Windows e outros problemas de compilação para o projeto.

A especificação oneAPI Level Zero 1.5 da Intel foi lançada na semana passada como esta API de baixo nível trabalhada pela Intel, mas também pode ser suportada por outros hardwares/fornecedores. Com o Level Zero v1.5, ele adiciona uma nova extensão principal para lidar com conversões BFloat16, esclarece que um contexto pode ser usado por subdispositivos de dispositivos, adiciona uma extensão para retornar a versão IP de um dispositivo, a extensão de exibição de imagem é movida para padrão, suporte de host para alocações IPC é adicionado, novas extensões de propriedades de subalocações, erros padrão adicionais e muito mais. Fora das alterações principais, o Level Zero v1.5 com sua interface Sysman adicionou uma categoria RAS e uma API de malha junto com outras alterações de API.

Os interessados na mais recente especificação OneAPI Level Zero da Intel podem encontrá-la publicamente documentada em spec.oneapi.io. A versão atualizada oneAPI Level Zero Loader 1.9.4 para Windows e Linux pode ser baixada no GitHub.

SOURCES:Phoronix
Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.