Mozilla começa a desabilitar FTP na próxima semana com remoção definida para o Firefox 90

A Mozilla começa a desenvolver novos recursos para o navegador Firefox e, entre eles, está desabilitar o FTP já a partir da próxima semana com a remoção definida para a versão 90. Assim, o tratamento de clicar em links de FTP de dentro do Firefox logo será passado para outros aplicativos, já que a Mozilla irá remover a implementação de FTP do Firefox.

Um ano atrás, a Mozilla anunciou a intenção de em breve desabilitar o suporte para FTP. No entanto, também disse que iria atrasar a ação enquanto a pandemia permanecer.

Em fevereiro, o FTP foi desativado no canal Nightly do Firefox e atualmente também está desativado no canal Beta. Para o lançamento geral, o FTP será desabilitado no Firefox 88 lançado em 19 de abril, ou seja, já próxima segunda-feira.

Nesse ponto, quando o Firefox encontra um link de FTP, ele tentará passá-lo para um aplicativo externo.

Mozilla começa a desabilitar FTP na próxima semana com remoção definida para o Firefox 90

Firefox 88 Beta adiciona suporte de zoom suave para Linux no Wayland e habilita AVIF por padrão

A maioria dos lugares onde uma extensão pode passar ‘ftp’, como filtros para proxy ou webRequest, não deve resultar em erro, mas as APIs não irão mais lidar com solicitações desse tipo, escreveu Caitlin Neiman, gerente de comunidade de add-ons do Mozilla, em um blog postar.

Para ajudar a compensar essa remoção, o ftp foi adicionado à lista de protocol_handlers com suporte para extensões de navegador. Isso significa que as extensões poderão solicitar aos usuários que iniciem um aplicativo FTP para lidar com certos links.

Portanto, serão pelo menos dois ciclos de lançamento até o final de junho, quando o Firefox 90 terá a implementação do FTP totalmente removida. Isso também afetará o Firefox no Android.

“FTP é um protocolo inseguro e não há razões para preferi-lo ao HTTPS para baixar recursos”, disse o engenheiro de software da Mozilla, Michal Novotny, no ano passado. “Além disso, uma parte do código FTP é muito antiga, insegura e difícil de manter e encontramos muitos bugs de segurança nele no passado.”

Discussão vem de antes

 Como foi dito neste post, primeiramente, o recurso será desativado. Então, somente depois será removido. Tudo isso deveria ocorrer ainda este ano, nas próximas versões do navegador. Porém, essa data acaba de ganhar uma definição, ou seja, vai acontecer no Firefox 90. No entanto, esta é uma discussão que se arrasta pelo menos desde 2015. Foi quando os engenheiros do Google e Mozilla começaram a discutir a remoção do FTP dos navegadores Chrome e Firefox.

Via ZDNet

Artigos recentes

Artigos relacionados