Mozilla faz demissões e renova foco no Firefox

A estratégia da empresa vai dar certo?

A empresa Mozilla faz demissões e renova foco no navegador Firefox. A Mozilla, fabricante do navegador Firefox, é a mais recente empresa de tecnologia a anunciar demissões.

A organização sem fins lucrativos afirma que está a reduzir o desenvolvimento de uma série de projetos e, como resultado, 60 funcionários (cerca de 5% da sua força de trabalho total) perderão os seus empregos.

Entre os projetos que o TechCrunch relata que a Mozilla reservou para cortes está o Online Footprint Scrubber – um recurso pago anunciado há apenas uma semana!

Mozilla VPN, Relay e outros produtos de privacidade também estão sendo reduzidos, com a empresa de opinião que esses produtos não oferecem muita diferenciação em relação aos concorrentes e, como resultado, estão enfrentando dificuldades.

instância Mozilla.social Mastodon também verá investimentos reduzidos aqui – embora os usuários não precisem entrar em pânico: a instância não está sendo encerrada apenas passando pelo que a Mozilla chama de “correção estratégica” com uma “equipe muito menor”.

Nem tudo é sombrio: a Mozilla disse que planeja se concentrar em sua oferta principal: o navegador Firefox, tanto no desktop quanto no celular (onde a oportunidade de crescimento é mais pronunciada).

Mozilla faz demissões e renova foco no Firefox

Este destaque nas prioridades faz sentido. O Mozilla Firefox continua sendo a oferta de sustentação da empresa, aquilo pelo qual é mais conhecido e sua maior fonte de receita.

Apesar do declínio da participação de mercado do Firefox no desktop, o navegador está em bom estado de uso. É rápido e tem recursos suficientes para se defender de seus rivais (e de seus orçamentos de marketing).

A versão mais recente, Firefox 122 , melhorou o recurso de tradução de páginas da web com foco na privacidade do navegador.

Em um memorando enviado aos funcionários, a Mozilla afirma que deseja trazer “IA confiável para o Firefox”. Para ajudá-lo a fazer isso mais cedo, está fundindo suas equipes Pocket, conteúdo e AI/Ml.

Embora as notícias de uma ênfase renovada no Firefox sejam certamente bem-vindas, as perdas de empregos não o são.

Dezenas de pessoas maravilhosas e talentosas trabalham na Mozilla e suas perdas não afetam apenas o navegador ou seus usuários, mas também a comunidade de código aberto mais ampla para a qual contribuem.

Share This Article
Follow:
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
Sair da versão mobile