in

Mozilla faz parceria com a Element AI para liderar a inteligência artificial ética

A colaboração envolve o desenvolvimento de ferramentas para nos dar mais controle sobre nossos dados.

Mozilla busca novo CEO

A Mozilla anunciou uma parceria com a Element AI em uma tentativa de defender o uso de uma Inteligência Artificial (IA) ética.

Na segunda-feira, a gigante da tecnologia disse que a parceria estratégica entre a Mozilla e a Element AI está focada em abordar “como as novas tecnologias e ferramentas de IA apresentam desafios e oportunidades para as fronteiras digitais atuais”.

O lado ético da IA

Em particular, o argumento ético da IA e suas aplicações é preocupante. A IA, apesar de sua infância, já se provou em casos de uso que beneficiam a humanidade. Por exemplo, ela é usada em neurociência para ajudar pacientes paralisados a se comunicar, no diagnóstico de condições médicas e no rastreamento em projetos de pesquisa acadêmica.

No entanto, para todos os propósitos éticos e válidos, a IA também pode ser usada em aplicações que alguns podem considerar antiéticas. Dessa maneira, o desenvolvimento de armas não tripuladas e veículos militares, bem como a vigilância em massa podem ser incluídos na lista.

À medida que a tecnologia continua a se desenvolver e crescer, é importante criar – e esperamos manter – aplicações que mantêm algum nível de ética (embora esse nível, por sua vez, seja discutível).

Mozilla com a Element AI para liderar a IA ética

A Element AI, uma fornecedora de software corporativo de IA que mantém parcerias existentes com a AWS, a Microsoft, a Nvidia e a Intel, trabalhará com a Mozilla para explorar esses aspectos da governança ética da IA.

Mozilla faz parceria com a Element AI para liderar a inteligência artificial ética
Logo da Element AI. Imagem: Element AI.

As empresas também trabalharão em “relações de confiança de dados”, uma nova solução tecnológica nascida da IA para medir e manter o controle de dados. Além disso, esse aspecto pode se tornar essencial à medida que a IA avança nas soluções de coleta de dados.

As empresas esperam criar ferramentas de confiança de dados capazes de substituir o atual “sistema quebrado de coleta de dados baseado em consentimento”. A parceria também envolverá financiamento e apoio à pesquisa jurídica e política baseada em IA.

Marc-Etienne Ouimette, chefe de políticas e relações governamentais da Element AI, disse:

Os algoritmos de inteligência artificial e machine learning mostram grandes promessas para o dia a dia, de serviços mais eficientes a melhores cuidados de saúde. Trabalhar em colaboração com a Mozilla apoiará nosso trabalho para atender às necessidades prementes de garantir que os produtos e soluções de IA sejam implantados de forma responsável. Assim, obteremos as ferramentas e orientações apropriadas que são necessárias para apoiar empresas, governos e cidadãos.

Neste artigo, você viu que a Mozilla fez uma parceria com a Element AI para liderar a inteligência artificial ética.

Fonte: ZDNET

Leia também:

O Google usará Inteligência Artificial para otimizar a frequência com que os usuários veem anúncios

Escrito por Leonardo Santana

Profissional da área de manutenção e redes, astrônomo amador, eletrotécnico e apaixonado por TI desde o século passado.