in

Mozilla oferece Firefox como um flatpak

Novidade pode chegar já no Firefox 75.

Mozilla oferece Firefox como um flatpak

Os engenheiros da Mozilla estão fazendo um bom progresso ao poder enviar um navegador da Web Flatpak’ed Firefox para melhor segurança e sandboxing. Isso deve facilitar ainda mais a distribuição do navegador nos sistemas Linux. Desde o final do ano passado, mais precisamente setembro de 2019, há um grande trabalho para melhorar o suporte ao Flatpak do Firefox. Assim, ao que parece, a versão Flatpak do Firefox pode estar chegando ao canal estável do Flathub.

Mozilla oferece Firefox como um flatpak

Mozilla oferece Firefox como um flatpak

O engenheiro da Mozilla, Mihai Tabara, atualizou que, além de lançar o Firefox 75 Beta no canal beta do Flathub, um lançamento estável pode finalmente estar aqui em um futuro próximo. O relatório mais recente indica que eles estão construindo com sucesso o Firefox Flatpaks e preparando-os para o canal beta. Assim, eles farão isso como parte do conjunto beta do Firefox 75.

Por meio de um comando Flathub URL ou Flatpak CLI, é possível testar facilmente essa versão beta. Antes de lançar o Firefox no Flatpak ou Flathub para o canal estável, eles estão trabalhando em um melhor suporte a l10n e em uma melhor configuração de compilação. Esse 10n significa que ainda precisam trabalhar na “internacionalização e localização”. Traduzindo, eles ainda precisam melhorar o que está relacionado às linguagens.

Mais detalhes sobre o progresso do Firefox Flatpak através deste relatório de erro.

Firefox 75

Com o Firefox 75 também tendo melhor suporte a Wayland e aceleração de VA-API, tempos emocionantes estão para chegar em relação ao navegador da Mozilla na área de trabalho do Linux. Porém, nada foi mencionado especificamente em relação a este assunto sobre se o Firefox 75 estará disponível como Flatpak. Porém, são grandes as possibilidades.

A chegada do Firefox ao Flatpak só acontece agora, bem depois de outros apps famosos estarem por lá. Nem mesmo o Thunderbird, o cliente de e-mail, possui uma versão no Flathub.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

KDE Plasma 5.18.4 LTS traz mais de 40 correções

KDE Plasma 5.18.3 lançado com melhorias no Flatpak e mais de 60 correções

lista-dos-servidores-dns-para-2019

Lista dos servidores DNS gratuitos para 2020