Mozilla perde quase metade da receita em um ano

Imagem: Mozilla Brasil

A Fundação Mozilla divulgou recentemente as demonstrações financeiras correspondentes para o ano de 2020. Neste balanço podemos ver que em 2020, a receita da Mozilla foi cortada quase pela metade para 496,86 milhões de dólares, aproximadamente o mesmo que em 2018. De acordo com as informações divulgadas, a Mozilla perde quase metade da receita em um ano.

E é que levando isso em conta, a título de comparação, em 2019, a Mozilla faturou $ 828 milhões, em 2018 – $ 450 milhões , em 2017 – $ 562 milhões, em 2016 – $ 520 milhões, em 2015 – $ 421 milhões, em 2014 – $ 329 milhões, enquanto em 2013 – 314 milhões, 2012 – 311 milhões.

Do que a Mozilla recebeu, menciona-se que 441 milhões de 496 foram recebidos de royalties pelo uso de motores de busca (Google, Baidu, DuckDuckGo, Yahoo, Bing, Yandex), bem como da cooperação com vários serviços (Cliqz, Amazon, eBay) e colocar blocos de anúncios contextuais no início de sua página.

Em 2019 o montante das referidas deduções chegou a 451 milhões, em 2018 a 429 milhões e em 2017 a 539 milhões de dólares. Segundo dados não oficiais, um acordo com o Google sobre a transferência de tráfego de buscas, que está concluído até 2023, movimenta cerca de 400 milhões de dólares por ano.

À medida que a publicidade muda e o futuro do modelo de negócios da web está em jogo, temos explorado maneiras novas e responsáveis de monetizar que se alinhem aos nossos valores e nos diferenciem, escreve Mitchell Baker, CEO e presidente da Mozilla Foundation , no anúncio. Há muito tempo acreditamos que a desaprovação dos cookies e uma avaliação do ecossistema de publicidade online estava chegando, e era extremamente necessário. Agora ele está aqui, e estamos posicionados para guiar a indústria em direção a um novo modelo de publicidade responsável que respeita as pessoas ao mesmo tempo que agrega valor às empresas. Ao criar produtos para o futuro, estamos construindo um negócio para o futuro.

Mozilla perde quase metade da receita em um ano

Mozilla perde quase metade da receita em um ano.

Outra informação divulgada no balanço financeiro é que, no ano passado, US$ 338 milhões foram concedidos à categoria Outras Receitas em uma ação judicial com o Yahoo por quebra de contrato entre Mozilla e Yahoo.

Neste ano, a coluna “Outras receitas” indica US$ 400 mil, pois em 2018, não existia tal gráfico de receitas no relatório da Mozilla. $ 6,7 milhões foram doações (ano passado – $ 3,5 milhões). O volume de recursos investidos em investimentos em 2020 foi de US $ 575 milhões (em 2019 – 347 milhões, em 2018 – 340 milhões, em 2017 – 414 milhões, em 2016 – 329 milhões, em 2015 – 227 milhões, em 2014 – 137 milhões). A receita de serviços de assinatura e publicidade em 2020 foi de US$ 24 milhões, o dobro de 2019.

Além disso, deve-se notar que a Mozilla investiu pesadamente em produtos baseados em assinatura e é mencionado na demonstração financeira que a receita de assinatura aumentou de $ 14 milhões em 2019 para $ 24 milhões em 2020.

Essa ainda é uma porcentagem baixa da receita geral. A Mozilla lançou novos produtos, incluindo Firefox Relay Premium ou Mozilla VPN, que irão gerar receitas adicionais. O Mozilla VPN foi lançado em meados de 2020 em alguns países, mas o serviço agora está disponível em outras regiões, o que certamente se refletirá na receita de 2021. O serviço de leitura de bolso continua sendo o principal impulsionador da receita, de acordo com o relatório da Mozilla.

Anos difíceis e muitas demissões

Desta forma, podemos entender que não é mais segredo que a Mozilla já está em uma série de anos difíceis, com demissões significativas em 2020 ao reestruturar sua divisão com fins lucrativos, a Mozilla Corporation. Seu navegador principal, o Firefox, apesar de uma série de avanços técnicos, também está lutando em um mercado que agora é dominado por navegadores baseados em Chromium.

Os custos são dominados por custos de desenvolvimento ($ 242 milhões em 2020 contra $ 303 milhões em 2019 e $ 277 milhões em 2018), suporte de serviço ($ 20,3 milhões em 2020 contra $ 22,4 milhões em 2019 e 33,4 milhões em 2018), marketing ($ 37 milhões em 2020 contra 43 milhões em 2019 e 53 milhões em 2018) e despesas administrativas ($ 137 milhões em 2020 contra 124 milhões em 2019 e 86 milhões em 2018). $ 5,2 milhões foram gastos em doações (em 2019 – $ 9,6 milhões).

O custo total foi de $ 438 milhões (em 2019 495 milhões, em 2018 – 451, em 2017 – 421,8, em 2016 – 360,6, em 2015 – 337,7, em 2014 – 317,8, em 2013 – 295 milhões, em 2012 – 145,4 milhões) . O tamanho dos ativos no início do ano era de US $ 787 milhões, no final do ano – US $ 843 milhões.

Por fim, se você tiver interesse em saber mais sobre o assunto, poderá conferir os detalhes no link a seguir.

Via Ubunlog

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Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.
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