A Mozilla resolveu apostar em seu site para desenvolvedores web e promoveu uma grande reformulação com a criação do MDN Plus, que possui vários serviços extras. Quem der uma espiada no site do MDN a partir de agora, vai notar que ele está bem diferente, como alerta um aviso no próprio blog Mozilla Hacks, mantido pela Mozilla Foundation. Caso você não saiba, o ‘MDN’ se refere exatamente ao Mozilla Developers Network, o site onde a Mozilla compila todo tipo de documentação sobre desenvolvimento web, um site de referência para amadores e profissionais da área.
Este redesenho é uma grande atualização para o MDN. Ele fornece um novo logotipo, navegação aprimorada entre artigos, acessibilidade aprimorada e um ‘modo escuro’.
Uma referência para desenvolvedores web
Como tem feito desde a sua criação, o site possui tutoriais e guias de referência sobre tecnologias como HTML, JavaScript, CSS, acessibilidade web, frameworks de desenvolvimento front-end e back-end, Git, protocolo HTTP, API web, etc. No entanto, pelo menos desde 2020 também incorpora recursos de autotreinamento como caminho de aprendizado para desenvolvedores front-end que, hoje, geram mais de 10% do tráfego mensal da web do site.
Porém, o MDN não é apenas um repositório de conteúdo. Assim, ele também articula uma comunidade de voluntários dedicados a manter o conteúdo atualizado e traduzi-lo. Então, desde a fundação ocorrida em 2005, mais de 45.000 usuários deram algum tipo de contribuição ao longo desses últimos 17 anos.
Qualquer um pode contribuir para o MDN, seja escrevendo conteúdo, sugerindo mudanças ou corrigindo bugs. […] Também mostraremos [na web] as contribuições mais recentes para nosso repositório de conteúdo GitHub.
O MDN já foi um wiki: agora é composto de arquivos Markdown enviados para um repositório no GitHub.
Mozilla realiza mudanças em site para desenvolvedores web e anuncia assinatura ‘MDN Plus’ com serviços extras. Seria este um serviço Premium?
No entanto, talvez a maior novidade em torno do MDN seja o anúncio do lançamento próximo de um serviço de assinatura complementar, o MDN Plus. De acordo com a própria Mozilla, este será uma serviço, “com base no feedback que recebemos de desenvolvedores da Web que desejam personalizar sua experiência com o MDN”.
Fala-se em conteúdos exclusivos, como novos conteúdos de treinamento elaborados mensalmente por especialistas do setor. Da mesma forma, existe a possibilidade de download de conteúdos em formato ebook e o uso de ferramentas de bookmarking e anotação em todo o site (tanto grátis quanto na versão premium).
Sören Hentzschel, desenvolvedor vinculado ao ecossistema Mozilla, afirmou que o preço da assinatura seria de US$ 10 por mês ou US$ 100 por ano, e que inicialmente estaria disponível na Espanha e em outros 14 países (Estados Unidos, Canadá, Estados Unidos Reino Unido, Alemanha, Áustria, Suíça, França, Itália, Bélgica, Holanda, Irlanda, Malásia, Nova Zelândia e Cingapura). Por enquanto, ainda não foram definidas as datas de estreia em cada país. A única informação por parte da Mozilla é de que isso deve ocorrer dentro dos próximos meses.
Via Genbeta