in

Mozilla trabalha em um novo visual para o Firefox

Mudança chega depois de um 2020 difícil para a empresa.

Mozilla trabalha em um novo visual para o Firefox

Depois de um 2020 dificílimo para a empresa, a Mozilla promete grandes novidades em relação ao seu produto mais importante. Ela começou a trabalhar no redesenho da interface do Firefox. O design renovado está sendo desenvolvido dentro do projeto Proton. A mudança abrange a aparência de elementos como a barra de endereço, caixas de diálogo, barra de guias, menus principal e de contexto.

O Proton deve trazer um trabalho de aparência visual renovada em vários níveis. Isso inclui, mas não está limitado a exibição de guias, o menu principal, menus de contexto e barras de informações.

Mas o Proton deve ser mais do que apenas um novo visual. A Mozilla também está avaliando possíveis melhorias na experiência do usuário. Por exemplo, uma maquete mostra as guias colocadas de lado no modo compacto. Outra maquete mostra o agrupamento dos chamados ambientes de guias como guias suspensas.

O que você realmente vai conseguir no final com a introdução do design do Proton na versão final do Firefox, o que virá depois e se todas as idéias serão implementadas, isso obviamente não pode ser respondido neste momento.

Mozilla trabalha em um novo visual para o Firefox

Mozilla trabalha em um novo visual para o Firefox
Imagem: Mozilla.

Fora do trabalho em andamento, novas guias e dicas de ferramentas são destacadas, começando a mostrar miniaturas do site e rich text. Os conjuntos de guias (contêineres) serão agrupados e apresentados no painel como um widget separado que se parece com uma única guia.

O nome dos itens do menu será alterado, pois apenas a primeira palavra será maiúscula (por exemplo, em vez de “outros favoritos” haverá “Outros favoritos”).

Atualmente apenas os erros foram divulgados. Assim, eles fornecem informações sobre os itens a serem atualizados e o que são mencionados são os seguintes:

  • A barra de endereço e a barra de guias do Firefox.
  • O menu principal do Firefox.
  • Barras de informação.
  • Cabides de porta.
  • Menus contextuais.

Outras mudanças

Embora as ideias de design e rascunhos para o novo design tenham sido lançados até agora, o Firefox deve, além de apresentar um novo design, também apresentar melhorias na experiência do usuário.

Também diz que se parecerá com um modo compacto, no qual a lista de guias pode ficar ao lado para economizar espaço vertical (considerando a forma de fixar cabeçalhos de sites, não há espaço suficiente para conteúdo em laptops com telas pequenas).

Também se pretende simplificar os menus de contexto da área de conteúdo, painéis e guias, nos quais os elementos raramente têm alguma utilidade e fica oculto por padrão. Um ícone com uma seta para baixo aparecerá na parte inferior do menu. Então, quando se clica, um bloco com elementos adicionais será liberado.

Outra mudança que aparecerá no redesenho do Firefox diz respeito a caixas de diálogo modais com avisos, confirmações e solicitações, com limite a uma guia a parte.

O layout desses diálogos será unificado com o restante (dos diálogos) e a implementação será transferida do manipulador TabModalPrompt para uma única implementação SubDialog. As caixas de diálogo serão centralizadas verticalmente e o conteúdo estará na parte superior.

Já dá para testar

Para aqueles que querem poder testar o novo design antes de sua ampla implementação nas versões de teste do Firefox, ative acessando about:config na opção “browser.proton.enabled“. Não vai dar para notar muita coisa, por enquanto. Porém, os testes do novo design em construções nightly começarão em março.

A nova interface estará disponível ao público em geral na versão do Firefox 89, que deve sair em 18 de maio deste ano.

Se você estiver interessado em saber mais sobre a nova aparência que está planejada para o Firefox, você pode consultar a nota original no link a seguir.