Categorias

o-android-13-tem-codinome-interno-vazado-a-aposta-agora-e-a-sobremesa-tiramisu

Android

Games

Notícias

Tutoriais

youtube-duplica-a-acessibilidade-com-novos-recursos

Vídeos

Notícias

14/10/2021 às 09:30

5 min leitura

Avatar Autor
Por Claylson Martins

Multiboot USB Creator Ventoy adiciona modo GUI à imagem ISO live

Veja as vantagens do programa.

Multiboot USB Creator Ventoy adiciona modo GUI à imagem ISO live
Rate this post

Ventoy, a ferramenta de código aberto que ajuda a criar drives USB de inicialização múltipla, recebeu uma atualização para a versão 1.0.54 que introduz um modo GUI para sua imagem ISO live. O programa Ventoy antes é uma nova solução de criação USB inicializável que funciona apenas copiando os arquivos de imagem dos sistemas operacionais que você deseja que tenham um pen drive, sem formatá-lo repetidamente. Portanto, o multiboot USB Creator Ventoy adiciona modo GUI à imagem ISO live.

Existem muitas ferramentas excelentes para criar drivers USB de inicialização múltipla, mas Ventoy torna isso mais fácil do que nunca e suporta quase todas as distribuições GNU/Linux conhecidas, bem como sistemas operacionais Windows até Windows 11, Chrome OS, BSD e outros sistemas UNIX.

Com Ventoy, você nem precisa usar e extrair arquivos ISO, pois a ferramenta também oferece suporte a arquivos IMG, EFI, VHD (x) e WIM, que inicializa diretamente. Além disso, Ventoy suporta firmware x86 Legacy BIOS, IA32 UEFI, x86_64 UEFI, ARM64 UEFI e MIPS64EL UEFI, bem como IA32 e x86_64 UEFI Secure Boot.

Multiboot USB Creator Ventoy adiciona modo GUI à imagem ISO live

Multiboot USB Creator Ventoy adiciona modo GUI à imagem ISO live

A versão mais recente, Ventoy 1.0.54, está disponível agora com um modo GUI para sua imagem ISO ao vivo, que é baseada na distribuição leve do Tiny Core Linux. Até agora, a ISO live do Ventoy oferecia apenas uma interface de linha de comando para a criação de drives USB de inicialização múltipla. No entanto, agora tudo é mais fácil com a GUI do Ventoy.

A GUI Ventoy foi lançada pela primeira vez no mês passado para sistemas Linux, suportando as tecnologias GTK e Qt UI. A GUI é na verdade chamada Ventoy2Disk e estava disponível apenas ao usar a ferramenta do tarball baixado da página do projeto no GitHub.

Mas agora, com a versão Ventoy 1.0.54, você pode usar a GUI Ventoy direto da imagem ISO ao vivo em praticamente qualquer sistema operacional. Claro, você sempre pode alternar para o modo de linha de comando usando Ctrl + Alt + F2, mas pessoalmente acho mais rápido trabalhar com a GUI.

A versão Ventoy 1.0.54 também adiciona suporte para WinPE com PESET.EXE, melhora o suporte para Trisquel GNU/Linux 10 e o Firewall NG do Untangle, adiciona suporte para Porteus 5.0 RC3 e corrige alguns bugs.

Para obter mais detalhes sobre as mudanças implementadas na nova versão, verifique a página de notas de versão do GitHub, de onde você também pode baixar o ISO live, binários para Linux e Windows, bem como o tarball de origem. O progama tem uma versão em português do Brasil.

Via 9to5Linux

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Rate this post

Últimos artigos

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.