Os desenvolvedores do MX Linux anunciaram a disponibilidade para testes públicos da versão beta do próximo lançamento do MX Linux 23 “Libretto”. Baseado na próxima série de sistemas operacionais Debian 12 “Bookworm”, o MX Linux 23 possui o kernel Linux 6.1 LTS com suporte de longo prazo e usa sysVinit como o sistema init padrão em vez do sistema, e vem em três edições com o Xfce 4.18 , KDE Plasma 5.27 LTS e Fluxbox 1.3.7 ambientes gráficos. Portanto o MX Linux 23 já está disponível para testes beta com base no Debian 12 “Bookworm”.
Há muitas coisas legais no lançamento do MX Linux 23, incluindo suporte para swapfiles no instalador e usado por padrão para o método de instalação automática “regular”, suporte para PipeWire e WirePlumber para gerenciamento de áudio em vez de PulseAudio, bem como o comando nala -line APT frontend como o backend padrão para MX Updater.
A edição do Fluxbox foi atualizada com muitas novas opções de configuração, configurações especiais de “appfinder” para o gerenciador de arquivos Rofi substituindo o xfce4-appfinder, bem como suporte para temas do Fluxbox usando o módulo de tema do MX Tweak.
Entre outras mudanças dignas de nota, o MX Linux 23 traz uma função mais óbvia de “verificar mídia” para os menus de inicialização ao vivo de todas as três edições e muitos aplicativos MX atualizados com várias correções de bugs e aprimoramentos, como suporte para iniciá-los com configurações de kits de políticas individuais.
MX Linux 23 já está disponível para testes beta com base no Debian 12 “Bookworm”
A versão final do MX Linux 23 provavelmente será lançada no próximo mês após o lançamento da série de sistemas operacionais Debian 12 “Bookworm” em 10 de junho de 2023. Até então, você pode baixar a versão beta do MX Linux 23 agora mesmo no anúncio, onde você também pode encontrar detalhes sobre problemas conhecidos.
Com isso em mente, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento que não deve ser instalada e usada em máquinas de produção. Os desenvolvedores precisam de sua ajuda para testar o instalador usando os sistemas de arquivos tradicionais EXT4 e Btrfs, bem como procurar bugs nas ferramentas MX, especialmente o mx-packageinstaller > entradas de aplicativos populares.
Você pode reportar bugs aqui.