in

Navegador Epiphany estreia visualização em PDF e o tema escuro

Também há outros recursos no navegador.

Navegador Epiphany estreia visualização em PDF e o tema escuro

O navegador Epiphany, também conhecido como web GNOME. acaba de receber uma importante atualização e estreia novos recursos como a visualização em PDF e o tema escuro. A Web GNOME é desenvolvida principalmente para os sistemas Linux usando o popular mecanismo de navegador da Web, WebKit. Portanto, há pouco tempo, juntamente com a versão mais recente do GNOME 3.36, o Epiphany reativou os recursos antigos e outras melhorias.

Novos recursos do navegador Epiphany 3.36 que estreia visualização em PDF e o tema escuro e muito mais

A Web 3.14 do GNOME anterior suportava os documentos PDF. Porém, como o GNOME mudou para Wayland por padrão na v3.24, o suporte a PDF está desativado. Portanto, esta versão inclui o novo leitor PDF.js para visualizar os arquivos PDF em um navegador da web.

Visualizador de PDF Epifania da Web do GNOME

Falando sobre o novo design e tema, o navegador teve problemas ao renderizar páginas HTML no modo escuro. Porém, após algumas alterações no webKitGTK, ele agora pode exibir o site normalmente com um tema escuro. Além disso, se o site não suportar o modo escuro, o navegador mudará automaticamente.

Modo escuro do Epiphany 3.36 da Web do GNOME
Modo escuro do Epiphany 3.36

Fonte

O Epiphany suporta a visualização da fonte da página dos sites. No entanto, o código é exibido em texto sem formatação, pois não destaca JavaScript ou HTML com cores. Epiphany v3.36 agora suporta destaque de sintaxe usando o highlight.js, biblioteca que poderia tornar o texto colorido marcação corretamente.

Marcador de sintaxe do GNOME Web Epiphany 3.36
Marcador de sintaxe do GNOME Web Epiphany 3.36

Entre as políticas de segurança, em vez de ter um processo para cada guia do navegador, o Epiphany 3.36 agora cria um processo separado por site. Usando novas APIs WebKitGTK, a navegação de troca de processos também melhora para fornecer isolamento do site.

Aqui está a lista de algumas outras alterações:

  • Service worker ativado;
  • Design responsivo do navegador para telas menores
  • Novo bloqueador de anúncios
  • Ferramenta sandbox Bubblewrap

Então, se você deseja instalar o navegador Epiphany, é possível instalá-lo diretamente no gerenciador de pacotes de distribuição do Linux. Porém, para a versão mais recente, você precisa instalá-lo via Flatpak.

Fossbytes

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Cinco sites para baixar pacotes DEB ou RPM

Conheça 4 ferramentas para acessar o sistema de arquivos do Linux pelo Windows

Conheça 4 ferramentas para acessar o sistema de arquivos do Linux pelo Windows