in

KDE lança novo navegador oficial

Falcon 3.0 é o novo navegador sob a tutela do projeto KDE. Ele vai substituir o Qupzilla.

Há um novo navegador para os fãs do KDE. Foi lançamento do Falkon 3.0, a primeira versão do novo navegador oficial do KDE. Para quem ainda não sabe, Falkon é o novo nome do QupZilla. Esta é a nova aposta do KDE para ter um excelente navegador web próprio. Esta não é a primeira tentativa do KDE em ter um navegador próprio que tenha um bom desempenho. Navegador Falcon 3.0 vai substituir Qupzilla

Falkon é o nome escolhido por David Rosca, desenvolvedor do navegador web. Ele pretende manter a evolução do projeto sob o guarda-chuva da Comunidade do KDE. Isso foi anunciado em seu blog onde ele comentou sobre a nova direção que o projeto iria tomar.

Principais recursos do Falcon 3.0

O Falkon inclui ferramentas como gerenciador de downloads, verificador ortográfico, opções de privacidade (JavaScript, permissões HTML5), discagem rápida, gerenciamento de mecanismos de pesquisa, mudança na identificação do navegador, importação de marcadores e gerenciador de cookies, entre outros.

Além de várias extensões instaladas (principalmente não habilitadas): Adblock, AutoScroll, Flash Cookie Manager, Senhas de Keyring Gnome, GreaseMonkey, ImageFinder, Senhas Kwallet, Gestores de Mouse, PIM, StatusBas Icons, Tab Manager e um Vertical Tabs, que se inicia em esta edição (nos mostra as abas abertas em um painel lateral).

Os usuários atuais do Qupzilla, se quiserem manter sua configuração, devem copiar manualmente, pois isto não é feito automaticamente:

cp -r ~/.config/qupzilla/  ~/.config/falkon.

O Falkon 3.0 é um software livre, sob a licença GPLv3 e, por enquanto, estará disponível apenas para distribuições Linux. O próprio desenvolvedor informa que está trabalhando em versões do navegador para outros sistemas operacionais.

Ainda em desenvolvimento

Também haverá mudanças no sistema de compilação que passará de qmake para CMake ou usando XDG paths, sem muitas diferenças do QupZilla. Existe uma nova extensão, Vertical Tabs (Separadores Verticais) , que também estará disponível na última versão do QupZilla.

É possível criar extensões para o Falkon em Python, usando o PySide2 que ainda não foi lançado. Por enquanto, esta função não estará disponível para usuários.

DOWNLOAD FALCON

 

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.