O navegador Mozilla Firefox 128 beta ajuda na limpeza de dados do usuário. Com a próxima versão do Firefox 128, a Mozilla tentará empurrar a caixa de diálogo renovada para limpar os dados do usuário, inicialmente planejada para o Firefox 126. A nova caixa de diálogo permite que você limpe facilmente seu histórico de navegação, cookies, dados do site, configurações do site, bem como arquivos e páginas armazenados em cache temporários.
A caixa de diálogo é muito semelhante à disponível no navegador da Web Chromium, oferecendo a capacidade de limpar dados de um período específico (última hora, últimas duas horas, últimas quatro horas, hoje ou tudo) e fornece insights sobre o tamanho dos dados do site correspondente ao intervalo de tempo selecionado.
O Firefox 128 também promete suporte para a linguagem Saraiki (skr), suporte para reproduzir conteúdo protegido de sites de streaming de vídeo como Netflix no modo de Navegação Privada, suporte para renderizar mais tipos de arquivos em linha e suporte para proxy DNS por padrão ao usar o SOCKS v5 para evitar o vazamento de consultas DNS para a rede.text/*
Navegador Firefox 128 beta ajuda na limpeza de dados do usuário
Para usuários do Android que executam o Android 14 ou posterior, o Firefox 128 adiciona a capacidade de criar e usar chaves de acesso em aplicativos de gerenciamento de chaves de terceiros de terceiros. Por outro lado, os usuários do macOS poderão usar a captura de microfone por meio do getUserMedia por meio do processamento de voz fornecido pelo sistema para melhorar a qualidade do áudio.
Para desenvolvedores web, o Firefox 128 promete suporte para e a API de propriedades e valores CSS, bem como suporte para ArrayBuffers Redimensionáveis e SharedArrayBuffers Growable no SpiderMonkey para permitir alterar o tamanho de um ArrayBuffer sem ter que alocar um novo buffer e copiar dados para ele.@property
Ele também altera o cabeçalho Accept para imagens e documentos para melhor se alinhar com o padrão “Fetch” e outros navegadores da Web, e adiciona suporte ao método para permitir que os aplicativos desabilitem a negociação de codecs específicos, incluindo RTX/RED/FEC, e façam com que um peer remoto prefira o codec que aparece primeiro na lista para envio.setCodecPreferences
Mais novidades
Por último, mas não menos importante, o Firefox 128 exibirá a especificidade das regras CSS em uma dica de ferramenta ao passar o mouse sobre um seletor de regras CSS na visualização Regras do Inspetor. A Mozilla diz que essa mudança ajudará os desenvolvedores da web a entender por que uma determinada regra é aplicada antes de outra.
Assim como nos betas anteriores, este também inclui recursos que não chegaram em uma versão final do Firefox (ainda), como a opção “Mostrar sugestões de pesquisa em alta” nas configurações de Sugestões de Pesquisa > Pesquisa e o recurso Bloqueador de Banner de Cookies nas configurações de Privacidade e Segurança.
A Mozilla planeja lançar o Firefox 128 em 9 de julho de 2024. Até lá, você pode baixar e testar a versão beta mais recente do Firefox 128 baixando o binário tarball do site oficial ou o pacote DEB oficial para sistemas Ubuntu ou Debian do servidor de download da Mozilla.