Navegador web do Google Chrome permitirá que usuários adicionem notas a senhas salvas

Jardeson Márcio
3 minutos de leitura

O Google Chrome está constantemente adicionando novos recursos. Agora, por exemplo, o Google está testando um novo recurso do Chrome que permite aos usuários adicionar notas sobre senhas salvas no navegador da web.

navegador-web-do-google-chrome-permitira-que-usuarios-adicionem-notas-a-senhas-salvas

O novo recurso foi descoberto por um usuário do Reddit (Via: BleepingComputer) no Google Chrome Canary (versão 101), que é uma versão experimental futura a três lançamentos do branch estável, atualmente na versão 98.

Novo recurso para adicionar notas a senhas salvas no Google Chrome

Esse recurso permitirá que os usuários editem uma senha salva existente para adicionar informações adicionais, como endereços de e-mail associados à conta, perguntas/respostas de segurança ou outras informações que possam ser necessárias ao fazer login ou usar o site.

navegador-web-do-google-chrome-permitira-que-usuarios-adicionem-notas-a-senhas-salvas

O BleepingComputer aponta que, o Google está testando esse recurso com um subconjunto de usuários, pois ele não está aparecendo em todos os navegadores testados pelo site. No entanto, isso pode mudar em breve

Existem muitas razões válidas para usar esse recurso, mas, neste momento, não está claro o quão bem protegidas essas notas serão. Malwares que roubam informações, como o RedLine, já podem roubar os bancos de dados de senhas do Chrome, portanto, se as notas forem empacotadas com eles, elas também ficarão vulneráveis, aponta o BleepingComputer.

Riscos do novo recurso em testes no Chrome

Para aqueles que inserem informações arriscadas diretamente associadas à senha, o novo recurso aumentará potencialmente o risco de ter suas contas comprometidas. Mesmo que um infostealer pegue a lista de senhas armazenadas no Chrome, isso não o ajudará a ignorar a autenticação multifator que os usuários podem ter configurado em sua conta.

No entanto, se um usuário salvar códigos de backup de MFA ou outras informações confidenciais no campo de notas, isso poderá permitir que um agente de ameaças tenha maior acesso às contas, o que deixa os usuários bem desprotegidos.

Se você absolutamente precisa armazenar notas em seu navegador, a maioria dos gerenciadores de senhas oferece essa opção em conjunto com criptografia forte e proteção de cofre secreto, portanto, essa pode ser uma maneira mais segura de fazer isso.

Se você estiver interessado em testar esse recurso no Chrome Canary, observe que seu lançamento é gradual, portanto, talvez você ainda não o veja mesmo na versão 101. O BleepingComputer entrou em contato com o Google para pedir mais detalhes sobre o novo recurso, sua data de lançamento e a camada de segurança que o protegerá, mas ainda não obteve respostas da empresa.

Via: BleepingComputer

Share This Article
Follow:
Jardeson é Mestre em Tecnologia Agroalimentar e Licenciado em Ciências Agrária pela Universidade Federal da Paraíba. Entusiasta no mundo tecnológico, gosta de arquitetura e design gráfico. Economia, tecnologia e atualidade são focos de suas leituras diárias. Acredita que seu dia pode ser salvo por um vídeo engraçado.