Código de conduta do Linux pode ter nova alteração

Em uma entrevista surpreendente ao site da revista eletrônica ZDNet, o criador do Linux afirmou categoricamente que não conhece completamente o código do Kernel.  Na verdade, ele disse isso durante o Open Source Summit da Linux Foundation que ocorreu em em Vancouver, no Canadá. Torvalds falou sobre programadores, Linux e desenvolvimento de código aberto. Hoje, existem nada menos que 20 milhões de linhas de código no kernel Linux mais recente. Dirk Hohndel, vice-presidente de código aberto da VMware, perguntou a Linus Torvalds,  se ele entendeu tudo. Torvalds foi direto e respondeu: “Não.”

Mas isso não é tão grave quanto parece. Torvalds explicou:

“Ninguém conhece todo o kernel. Mas, tendo olhado para os patches por muitos anos, eu sei o quadro geral. Eu posso olhar para um patch e saber se está certo ou errado. A única questão que me interessa é o sistema de arquivos virtual. Essa é a única área em que ainda estou muito ativo. Também vejo todos os problemas críticos e muita arquitetura x86. Eu costumava me preocupar com o causador do problema, mas eu não faço mais isso.”

Então, quem está dando assistência ao Linux?

Nem Linus Torvalds entende completamente o kernel Linux

Subsurface, app desenvolvido por Linus Torvalds.

São os mantenedores e sub-mantenedores do kernel Linux. Torvalds observou que, se ele fosse atropelado por um ônibus, o Linux continuaria, porque são eles que estão construindo o Linux hoje. Em suma, enquanto Torvalds ainda está programando, principalmente em seu programa Subsurface, ele agora é o gerente do Linux, não o desenvolvedor.

Torvalds acrescentou: “Eu não me preocupo com problemas técnicos no kernel. Eu me preocupo com eles, mas não estou preocupado com eles. O fluxo de trabalho é muito mais importante do que o código. Se um bug acontece, você sabe como lidar com isto.”

Este é um dos pontos fortes do código aberto. E é por isso que os desenvolvedores do Linux se adaptaram às falhas de segurança do Spectre.

“Quando você tem várias complexidades, você não pode gerenciá-la em um ambiente fechado. Você precisa ter as pessoas que realmente encontram problemas e dar a elas a capacidade de se envolver e ajudá-las a consertar. É um mundo complicado, e a única maneira de lidar com a complexidade é a troca aberta de idéias “.

Como Torvalds gerencia o Linux?

Contando com mantenedores . O Linux usa dois a três níveis de mantenedores. Eles devem ser responsivos aos desenvolvedores. Se você mantém um subsistema e não consegue comunicar a alguém em duas semanas, isso é considerado um prazo muito longo. Quando se é um desenvolvedor, quer saber se o problema foi recebido e se foi aceito. Mantenedores devem garantir que seus desenvolvedores saibam rapidamente dos bugs detectados. Se um programador não obtiver uma resposta em 48 horas, deverá reenviá-lo.

“Qualquer parte de uma boa estratégia dirigida é saber o que ignorar. Eu nunca tive vergonha de dizer ‘eu não ligo, você pode ser um sub-mantenedor’ para áreas que não tenha interesse. Ninguém pode estar lá 24 horas, sete dias por semana.”

Na prática, Torvalds disse: “Se eu confiar em você, não observarei seu código. Às vezes, porém, recebo um pedido fora da área deles e respondo. Por que ele está tocando aquele arquivo?” Então eu começo a dizer: ‘Não, não vai acontecer’.

Torvalds acredita em “dar corda aos sub-mantenedores para se enforcarem”. Não há microgerenciamento. Funcionou muito bem para o kernel. Se você conseguir que eu confie em você, você pode fazer qualquer coisa na sua área. É a única maneira de trabalhar [projetos tão grandes quanto o Linux]. ”

Para programar, não precisa diploma

Olhando para o futuro, Torvalds observou que os antigos desenvolvedores de kernel do Linux estão por aí, enquanto novos programadores estão aparecendo. Quanto aos novos, Torvalds não acha que eles precisam ter um diploma universitário em ciência da computação ou engenharia.

Mas, “faz sentido ir para a faculdade”, disse ele. “Eu gostei imensamente dos meus anos de faculdade. A programação é algo que você pode aprender paralelamente. Você aprende outras coisas na universidade.”

Porém, Torvalds concluiu: “É uma enorme vantagem obter um diploma universitário. Digo aos meus filhos: ‘Não abandone a escola'”.

Projetos de Código Aberto

Torvalds também falou sobre outros projetos de código aberto. Ele acredita que os gerentes de comunidades podem ser úteis para projetos de código aberto que começam dentro das empresas e não de desenvolvedores independentes. Ele acredita, no entanto, que alguns projetos corporativos de código aberto estão perdendo o rumo. Parra ele, estão concentrando-se no crescimento de suas comunidades, em vez de melhorar seu código.

“Como o mantenedor de um projeto, seu trabalho é garantir que o projeto funcione tão bem quanto você pode fazê-lo funcionar e que você está respondendo aos seus desenvolvedores. Quando você faz isso bem, os desenvolvedores vêm e procuram você”, disse ele.

 

Computação quântica

Nem Linus Torvalds entende completamente o kernel Linux

Torvalds também tocou em muitos outros assuntos. Por exemplo, quando se trata de computação quântica: “Eu sou um imbecil enorme. Eu não acho que isso nunca vai acontecer. Se eu estiver errado, eu vou estar morto muito antes de eu saber.”

Por outro lado, ele acha que a inteligência artificial (IA) está finalmente a caminho, na sua opinião. “A rede neural parece muito interessante. Sabemos que as redes neurais funcionam.”

Linux deve ter mais relevância

Olhando para o futuro, Torvalds vê o Linux e o software de código aberto cada vez mais importante. Como o hardware não está mais acelerando como deveria, o software pode melhorar para atender às nossas demandas por programas cada vez mais poderosos.

Então, para mais informações sobre a participação de Linus Torvalds, clique neste link.

O vídeo, em inglês, pode ser visto abaixo.

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Como instalar o navegador web Slimjet no Linux

Previous article

Tails, Parrot, OSGeoLive, Elive e Q4OS têm novas versões

Next article

You may also like

More in Notícias